PRINCIPAIS TIPOS DE PUXADORES PARA MÓVEIS

Escolher os melhores tipos de puxadores para um projeto vai além da estética. Esse pequeno objeto faz toda a diferença no dia a dia e transmite a personalidade do ambiente. O mercado oferece vários modelos que dão um toque final à marcenaria, mas, afinal, qual é o melhor? No post de hoje eu vim compartilhar com vocês os tipos de puxadores para armários e gavetas mais usados em projetos.

CAVA

Esse tipo puxador fica embutido no próprio móvel e é uma opção interessante para quem busca um ambiente mais clean. Ele pode ser feito com o mesmo material do móvel por meio de um corte tipo chanfro. Também é possível revesti-lo com plástico ou algum acabamento metálico. Quando falamos de tipos de puxadores cava, podemos destacar o de cava testeira. Nesse caso, o acabamento do puxador tem uma espécie de “parede” que facilita o encaixe dos dedos na hora de puxar a gaveta.

CONCHA

Esse tipo de puxador combina com o estilo retrô, clássico, rústico ou até mesmo industrial (dependendo da cor e do acabamento da marcenaria). Devido ao seu formato, é indicado principalmente para gavetas.

BOLINHA

Charmoso, clássico e prático, o puxador de bolinha combina com vários estilos de decoração. É indicado principalmente para as portas de armários e pode ser usado na cozinha junto com outros tipos de puxadores, como o concha. Em relação aos materiais, ele pode ser feito de plástico, madeira, ferro e até mesmo porcelana ou vidro.

ALÇA

O puxador tipo alça é indicado para ambientes com estilo mais moderno. Dependendo do tamanho, ele pode ocupar grande parte das portas e gavetas. Umas das vantagens é a facilidade de uso, já que puxadores do tipo alça garantem uma pegada mais firme.

FECHO TOQUE

Em projetos com acessibilidade, o tipo de puxador mais indicado é o fecho toque. Ele funciona de forma muito simples: é só pressionar a parte inferior do armário ou gaveta e soltar — ele vai abrir automaticamente. Outra indicação do puxador fecho toque é em projetos com uma decoração super clean. Uma desvantagem é que esse tipo de puxador pode gerar mais manutenção. Além disso, o barulho da porta abrindo e fechando pode incomodar algumas pessoas. Ele também não é indicado para portas muito grandes.

EMBUTIDO

O puxador embutido fica discreto nos móveis e facilita o manuseio no dia a dia. Ele tem uma variedade de cores que podem combinar perfeitamente com a marcenaria e trazer um toque de sofisticação. Puxadores embutidos de barra de alumínio aparente foram tendência durante um bom tempo, mas agora, muitas vezes, acabam sendo substituídos por acabamentos mais delicados e modernos (ou recebendo um acabamento em MDF).

Fonte: Viva Decora.