Suplementos inúteis (direto e reto)

ZMA: Os poucos estudos que conseguiram encontraram aumento na produção de testosterona e atribuem o resultado devido a deficiência nutricional. No entanto, não é claro o efeito do ZMA para o ganho de força/massa muscular associado ao treinamento resistido.



Aminoácido líquido: Eu não consigo entender em qual situação nesse mundo de meu Deus a suplementação deste produto seja útil, uma vez que a quantidade de proteína é facilmente atingida pela dieta ou pela suplementação proteica.

BCAA: Idem ao item anterior.

Carnitina: No que diz respeito a emagrecimento, a suplementação não aumenta a concentração de carnitina muscular e não aumenta a taxa de oxidação de gordura. Portanto, não emagrece!

Tribulus Terrestris: Estudos com humanos mostram que a suplementação de Tribulus isolado ou associado com outro produto não aumenta a secreção de testosterona e não aumenta força/massa muscular quando associado ao treinamento resistido.

Batata doce em pó: É sério isso, gente? Sendo carboidrato vai ter o mesmo efeito do malto ou até mesmo o pão francês.

Cromo: A hipótese dessa suplementação se baseia no aumento da sensibilidade à insulina. No entanto, estudos com humanos não mostram que a suplementação desse mineral melhora a síntese de glicogênio ou mudanças na composição corporal. Ah, só para lembrar, cromo não tira a vontade de comer doce! Efeito (se existir) puramente psicológico.

TCM: Não aumenta a saciedade, não emagrece e apesar de apresentar maior velocidade de oxidação, devido a baixa tolerância, nenhum estudo mostrou que a sua suplementação é capaz de melhorar o desempenho.

Glutamina: Não ajuda na hipertrofia, não apresenta melhora do sistema imunológico em atletas e não melhora desempenho físico.

Quitosana. Efeito mínimo na oxidação de gordura, apresentando efeito clinicamente irrelevante.⁣