Qual a importância de um intestino saudável

Para termos um intestino saudável precisamos ter um equilíbrio entre bactérias boas, conhecidas como probióticos, e as bactérias más.

Os probióticos impedem o crescimento de bactérias nocivas que causam algumas doenças e que aumentam toxinas no nosso corpo. Auxiliam ainda na absorção de nutrientes como cálcio, ferro e as vitaminas do complexo B.

As fibras que consumimos são formadas por diversos componentes, dentre eles os prebióticos que nutrem e fortalecem as bactérias boas.

As fibras solúveis se dissolvem na água e aumentam a sensação de saciedade, reduzem o colesterol ruim e ajudam a controlar o açúcar no sangue.

As fibras insolúveis ajudam a “varrer” o intestino, formando o bolo fecal, contribuindo para evitar a constipação intestinal.

O intestino saudável ajuda a fortalecer nossas defesas, contribui para o bem estar e melhora do humor. Ele é um dos responsáveis pela modulação dos nossos hormônios, absorção de cerca de 90% dos nutrientes, fortalecimentos do sistema imunológico e eliminação de toxinas.

Alguns sinais e sintomas estão relacionados com o desequilíbrio da flora intestinal, como excesso de flatulências, distensão abdominal, diarreia e constipação intestinal.

Diversos fatores contribuem para uma piora da saúde intestinal como uma má alimentação (frituras, excesso de farinha refinada, açúcar, excesso de carne vermelha), estresse, fumo, sedentarismo e uso indiscriminado de medicamentos.

Prática regular de exercício, consumo de cereais integrais, frutas, verduras, legumes e o consumo de água são fundamentais para uma manutenção de flora intestinal saudável.

Um grande abraço e até o próximo mês!!!