TIPOS DE CABECEIRA

A cabeceira para cama é um item que pode ficar ausente por algum tempo, mas vamos combinar que a peça valoriza, e muito, o espaço, e até deixa a cama mais aconchegante e confortável. E o melhor, é que se você está querendo esse item, mas não quer gastar muito, esse post também tem modelos pra você.

ESTOFADA

Dá um visual mais sofisticado e aconchegante ao ambiente, mas também pode ter um toque moderno abusando de cores e formatos! Podem ser geométricas, retas… Pode ser o que você quiser. Além disso, ajudam na acústica do ambiente, pois absorvem ondas sonoras menores (sons agudos).


DE MADEIRA

Pode ser uma chapa de madeira, ripada, pallet, MDF… Dentro dessa opção existe um mundo de possibilidades! Vale brincar com o tamanho, o estilo da madeira e o design. No quarto de criança, por exemplo, dá pra fazer uma casinha, uma árvore, etc. Use a imaginação!


DE FERRO

O modelo em ferro lembra as camas medievais e todo universo das princesas, por isso, é uma excelente escolha para quem quer dar toque romântico a decor. E uma das vantagens desse tipo de material é possibilidade de usar diferentes cores. Se a ideia é variar o tom, esse modelo em branco é super charmoso e ao mesmo tempo discreto. Sendo assim, permite combinar com móveis em outros materiais, como o modelo de criado-mudo em madeira que foi posicionado ao lado da cama.


DE GESSO

Uma alternativa para substituir o móvel é aproveitar a superfície da parede e com gesso ou drywall criar um modelo fixo.
Neste exemplo, o nicho logo acima da cama também foi a escolha para funcionar como cabeceira. E nas laterais, espelhos completam a decor moderna do espaço.

OUTRAS OPÇÕES:


Adesivo ou papel de parede

Se você quer uma cabeceira barata, aposte nessa ideia de usar adesivo ou papel de parede para decorar a área acima da cama. Uma possibilidade bem simples, é recorrer aos adesivos que podem ser comprados prontos. Com desenhos e estampas lindas, basta escolher um modelo que combine com o quarto, tenha as dimensões da cama e depois é só colar na superfície. Você também pode revestir a superfície com papel de parede seguindo as dimensões da cama, de modo a criar uma extensão do móvel até a parede.


Espelho

Um projeto simples, já que basta instalar um espelho atrás da cama, mas que além de lindo ainda é um ótimo truque para decorar quartos pequenos. A superfície espelhada, ajuda a iluminar o espaço e amplia o campo de visão, dando a impressão de que o cômodo é maior.


Tecido

Pode ser feita de várias formas: com o tecido aplicado em placas de madeira, ou revestindo alguma superfície macia, ou ainda com um varão com a mesma largura da cama, como se fosse uma cortina (é uma opção é simples, que permite que a cabeceira seja trocada com frequência por um tecido com outra estampa ou cor).


Pintura

Use e abuse da sua criatividade! Você pode pintar meia parede de uma cor mais escura, ou fazer verdadeiras obras de arte! Apenas tome cuidado com as combinações e tons escolhidos.

Fonte: Blog Projetos Criativos e Blog Casa e Construção.