Dirceu Chiconello, o Pio, completa 85 anos de vida e 63 dedicados ao rádio

1
611

Responsável por revelar uma geração de profissionais, Dirceu Chiconello, também conhecido carinhosamente como Pio, chega aos 85 anos de vida nesta quinta-feira, 20 de janeiro.

Junto ao aniversário, o mais experiente radialista de São José do Rio Pardo está completando 63 anos dedicados ao rádio.

Desde 1959, quando começou a trabalhar na antiga ZYD-6, atual Difusora FM de São José, Dirceu tem como marcas a sua bela voz e a interpretação impecável nos textos que grava.

Ele também sempre se interessou por acompanhar as mudanças tecnológicas no rádio.

Além das áreas artística e de jornalismo da emissora, fez questão de manter contato com técnicos e engenheiros de radiodifusão.

“Ao longo de todos esses anos, o rádio, bem como os outros meios de comunicação tiveram a necessidade de se reinventar para continuar existindo, inclusive. Acompanhar todas essas fases foi emocionante e desafiador. Isso nos faz vivos e nos provoca a se adaptar e criar novos caminhos. Seguir sempre em frente e não ter medo de enfrentar novos desafios”, destacou.

Cheia do Pardo há 45 anos

A devastadora enchente do rio Pardo, ocorrida em 1977, ainda está bem viva na memória de Dirceu Chiconello.

Em meio ao caos naquele início de ano, há uma história curiosa que o marcou: as entrevistas feitas com pessoas ribeirinhas, com relatos dos prejuízos com a cheia não chegaram a ir ao ar.

“Durante o temporal, a parte baixa da cidade ficou completamente inundada. A fim de fazer uma reportagem, munido de um pequeno gravador de fita K7, fui debaixo da chuva que não cessava, tentando gravar alguma fala das pessoas ribeirinhas. Consegui muitos depoimentos, um sucesso inaproveitável. Por conta do temporal, houve falta de energia elétrica que foi restabelecida uma semana depois. Resultado: fui acometido por febre, dor de cabeça e dor de garganta, sem poder falar por 15 dias. Todo meu esforço foi em vão. No final das contas o que valeu foi uma reportagem que fiz posteriormente com proprietários prejudicados pela enchente. Essa matéria rendeu uma publicação na primeira página do Jornal Folha de São Paulo, jornal este que fui correspondente regional por mais de 20 anos”, lembrou.

Hoje, é possível ouvir a voz de Dirceu Chiconello nas rádios Difusora e Cidade Livre FM.

No entanto, como ele diz, apenas está focado em desenvolver pequenos trabalhos para as emissoras.

Pio é unanimidade em profissionalismo, humildade e gentileza entre os que convivem ou tiveram o prazer de trabalhar ao seu lado.

No alto de toda sua experiência de 63 anos no rádio, ele garante que ainda há algo por realizar. “Não posso dizer que não”.

1 COMENTÁRIO

  1. Dirceu Chiconello, o Pio, completa 85 anos de vida e 63 dedicados ao rádio
    Sua admirável paixão. Mesmo depois de aposentado ele continua fiel ao trabalho, aos amigos e a sua família.
    Tio Dirceu não tenho palavras que o definam a não ser Um Grande Homem!! exemplo de vida digna, honesta e de um coração gigante!!
    Te amo tio, mesmo estando longe te admiro demais!
    Ana Lúcia Chiconello

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here