Como se alimentar na Diabetes

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Diabetes é uma doença caracterizada pela alta concentração de açúcar no sangue e sua causa pode ser de origem genética, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Muitas pessoas acreditam que é necessário retirar o carboidrato da alimentação ou apenas acrescentar alimentos integrais, mas na realidade deve haver uma moderação na ingestão deste nutriente.

Afinal, de que adianta você trocar o arroz branco pelo arroz integral se você manter uma ingestão alta de alimentos fontes de carboidrato ao longo do dia?

Uma dica bem prática é evitar comer isoladamente alimentos com alto teor de carboidrato na mesma refeição e acrescentar fontes protéicas e fontes de gorduras boas.

A banana, por exemplo, é uma fruta com alta quantidade de açúcares, logo é interessante colocar uma fonte de gordura boa na mesma refeição (chia, linhaça, castanhas, pasta de amendoim, semente de abóbora), pois isso lentificará a velocidade de absorção do carboidrato.

Outra maneira de lentificar a absorção do açúcar é acrescentar alimentos fontes de fibras nas refeições.

Alimentos como verduras e legumes possuem uma boa quantidade delas e é preferível consumi-los crus, pois manterá uma maior quantidade de nutrientes e fibras.

Quando os alimentos são submetidos ao calor eles perdem uma parte das fibras.

Os cereais integrais como chia, linhaça, quinoa, amaranto e aveia também possuem um alto teor de fibras e podem ser acrescentados em saladas, iogurte, leite, frutas e sucos.

Cuidado com o consumo de granola, mesmo a diet, pois muitas vezes possui açúcares “escondidos” em sua composição.

Alguns alimentos podem colaborar com o aumento de açúcar no sangue como a tapioca (afinal é uma farinha de mandioca sem fibras), frutas secas (concentram muito carboidrato), bolachas integrais (muitas vezes não são) e sucos de frutas (como o suco de uva integral).

Estes alimentos podem fazer parte da sua alimentação, mas é necessário ter acompanhamentos que amenizem esta alta concentração de carboidrato.

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