LEGAL: FRALDAS DESCARTÁVEIS JÁ PODERÃO SER RECICLADAS! 👍

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de fraldas descartáveis do mundo? Ficamos atrás somente dos Estados Unidos e da China (dados: Abihpec).

Estima-se que um recém nascido troque, em média, 10 fraldas por dia, o que gera em torno de 400 kg de descarte por ano.
Pensando nisso, a Boomera, empresa especializada em tecnologia para resíduos, desenvolveu uma solução para a reciclagem de fraldas em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP).
O impacto ambiental causado pelo descarte das fraldas é imensurável. Por conter produtos derivados do petróleo na sua composição, estima-se que esse material leve de 500 a 600 anos para se decompor em nossos aterros sanitários.

No Brasil, 2% do total de lixo gerado são fraldas.

Após um ano de testes em laboratório, a Boomera encontrou uma forma de descontaminar as fraldas para reciclagem.
O processo consiste na esterilização, onde o material retido é triturado e transformado em resina plástica.
Com a resina plástica gerada na reciclagem das fraldas, a Boomera confecciona novos produtos: cabides para roupas, banquinhos, cestos de lixo, etc.
A empresa está finalizando os testes da parte orgânica (urina e fezes) esterilizada para dar aplicação total ao resíduo, que pode servir como fertilizante no replantio de eucalipto, que vira celulose, uma das matérias-primas que compõem a fralda.

OLHA QUE PARCERIA BACANA:

A empresa norte americana Kimberly-Clark, proprietária da marca de fraldas infantis Huggies, em parceria com a Boomera, inicia fase piloto em escolas de São Paulo, o programa “Minha Primeira Reciclagem”, serviço focado em sustentabilidade para escolas infantis.
Neste lançamento do projeto, apenas 11 escolas da região metropolitana de São Paulo estão participando. A ideia é multiplicar essa iniciativa país afora.
O programa busca conscientizar pais, alunos e comunidades, oferecendo apoio, treinamento e coleta de fraldas descartáveis utilizadas pelas crianças para reciclagem.

A coleta das fraldas descartáveis impede o descarte desse material nos aterros sanitários, possibilitando que elas sejam recicladas e transformadas em matéria-prima para novos produtos.

Fontes:
meioemensagem.com.br
institutomuda.com.br
revistacrescer.globo.com