A atuação dos pensamentos em nossa vida

Os pensamentos são os agentes causais do nosso comportamento, e podemos comprovar a sua ação em nossas atitudes e atuações. É uma entidade que se procria e adquire vida própria na mente humana, de onde pode passar, depois, a outras mentes sem a menor dificuldade.  De acordo com a sua natureza, pode nos levar a praticar tanto o bem quanto o mal. É comum confundir o pensamento com a mente, com a faculdade de pensar ou com outras funções mentais, mas seria o mesmo que confundir a máquina com o que ela produz.

O conhecimento dos pensamentos é fundamental para podermos entrar em contato com a realidade interna e a sua seleção contribui  para a nossa superação. Isto exige um esforço inteligente e uma observação constante, porque os pensamentos negativos, muitas vezes, se apresentam com vestimentas de bem, o que dificulta a sua identificação. Eles, de um modo geral, devem ficar subordinados a nossa vontade e atender ao que lhes determinamos, porque podem nos levar a fazer o que não queremos e impedir-nos de fazer o que gostaríamos.

A prática da disciplina mental contribui para o melhor aproveitamento das atividades, para a economia de energias e de tempo nas diversas ordens da vida. Ao executarmos uma tarefa, que exige uma concentração maior, como a de resolver uma situação difícil, por exemplo, devemos realizar um trabalho mental, procurando atrair os pensamentos afins com essa tarefa e afastar os demais que, geralmente, acorrem nessas circunstâncias, porque ainda que positivos, não contribuiriam para a melhor execução da tarefa em vista, embora possam ser úteis em outras oportunidades.

Um dos principais objetivos da Ciência Logosófica é ensinar o ser a pensar. Ao realizar o processo de evolução consciente, instituído pelo criador desta Ciência, o pensador e educador González  Pecotche, o estudante adquire os elementos que o ajudarão a conhecer a si mesmo, a organizar os seus sistemas mental e sensível,  a desenvolver as suas faculdades e edificar uma nova vida.

Sinval Lacerda

Para mais informações sobre a Logosofia e a Fundação Logosófica: www.logosofia.org.br