Madman Across the Water

O álbum lançado em 1971 abre com “Tiny Dancer”, uma das mais musicais faixas de toda a carreira do pianista louco.

O piano começa vagarosamente melodioso, vai crescendo conforme a letra-poema de Bernie Taupin entra em romântico ápice.

Já disse que Elton John, apesar de ser um grande pianista, não se tornou um grande musicista. Criativamente ele não tem grandes composições, não há nenhuma novidade.

Fruto de uma época, sua música não progrediu ao longo dos anos como outros de sua geração com Eric Clapton ou Phil Collins. Ele se manteve em um estilo, escreveu melodias de um formato.

Vejam, não estou desmerecendo a importância deste álbum que se tornou icônico na época, mas talvez para um noventista como eu, tem de ter respeito a seu trabalho e entender que ele pertence a uma determinada época.

Da discografia do pianista, Madman Across the Water é um álbum incomum para o artista, prevalecendo baladas intimistas e composições com estruturas diferenciadas.

Ouvir este álbum hoje pode ser chato e difícil, há muitas faixas longas e letras com profundidade na interpretação.

E, também, foi um disco difícil de ser feito: problemas de contratação de músicos, quase nenhuma canção finalizada para o momento das gravações, e assim, foi lançado o álbum que vendeu 65 mil cópias e não chegou aos top 20 ou top 10 da Inglaterra.

Nada de novo debaixo do sol, ouça novamente este álbum e me diga: você também acha que “Madman Across the Water” envelheceu?