Dor!!!

A Dor tardia é um fator muito comum em praticantes de atividade física, principalmente em indivíduos que treinam grandes volumes e/ou em alta intensidade.
Fatores genéticos, como o gene ACTN3, podem aumentar esse dano tecidual tardio associado à dor nos músculos. Mas, será que usar anti-inflamatórios é uma boa?

Anti-inflamatórios não esteroidais, como por exemplo o ibuprofeno. São drogas amplamente utilizadas, porém, alguns estudos demonstraram que o uso pode prejudicar as adaptações musculares induzidas pelo treinamento físico, como o processo de hipertrofia muscular!

O exercício eleva a taxa de síntese proteica nos músculos durante a recuperação pós-exercício, uma resposta chave para o aumento de massa, força e potência a longo prazo.
Um dos mecanismos responsáveis pelo aumento de síntese proteína está relacionado justamente às microlesões induzidas pelo exercício, levando a uma maior biossíntese de prostaglandinas.

Em um estudo foi demonstrado que o ibuprofeno diminui a ativação das vias de adaptações musculares após uma sessão de treinamento, como demonstrado na imagem do post!. Automedicação é furada!