Bate Bola – novembro 2021

Vem aí mais uma escolinha de futebol: é a Toque de Craque, em Tapiratiba, idealizada pelo professor Djalma Fernando Alves, que desde 2013 está à frente da base na Associação Atlética Riopardense.

Dois ex-alunos da rio-pardense Escolinha do Rondinelli (Flamengo) estão jogando pelo Ituano no atual Paulistão sub-15: os mocoquenses Rafael Gonçalves Moreira (Rafinha) e Rykelme Gabriel Silva Costa. Ambos nascidos em 2006, no último agosto assinaram contrato até 2024 com o clube de Itu. Atacantes, já tiveram passagens pelo Brasilis de Águas de Lindoia e Rykelme ainda atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto.

Paulinho Balestra (foto), camisa 10 da Matonense, foi um dos destaques do time no campeonato paulista da quarta divisão de profissionais, que teve sua decisão no último 30/10, quando estava coluna estava concluída. Com o outro finalista Suzano, o clube de Matão subiu para a série A-3 do Paulistão de 2022. Rio-pardense com atuais 20 anos, Paulo Celso Balestra Júnior no começo deste 2021 atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto, após início de carreira em 2019 no Noroeste.

Certificada pela Federação Paulista de Triathlon como melhor atleta de 2018 quando conquistou 3 títulos em sua categoria, a fisioterapeuta rio-pardense Clarissa Navarro Ferreira de Moraes retornou às competições no final deste setembro. “É indescritível a sensação de competir com segurança após quase 2 anos”, postou. O marido Diogo Gaino de Moraes a acompanha e também compete nos eventos.

Finalmente o primeiro campeonato de futebol em S.J.Rio Pardo desde o início da pandemia: o Mistão vai começar neste 07/11, com rodadas aos domingos pela manhã no Grêmio Municipal e Vale Redentor. Apesar do nome, o certame é disputado na categoria adulto masculino. Dez times competirão: Juventus, VR, Cooffe, Bayern e Chaveiro Mello na chave A, com Mateus Alimentos, Paris Saint Formosa, Carlos & Edgard, Paulista e Brasão no grupo B.

Dois rio-pardenses são lembrados como jogadores de todos os tempos por agremiações que atuaram. Segundo clube mais antigo do Brasil, a Ponte Preta foi fundada em 1900 e em várias enquetes Edson Boaro é eleito o melhor lateral direito da Macaca campineira. Márcio Longo de Araújo é o volante na seleção da história do Noroeste, lembrado nas recentes festividades do centenário do time de Bauru. Ambos hoje são treinadores e aguardam novas oportunidades.