Envelhecimento bucal precoce

0
3591

Assim como todas as partes do nosso corpo, o sistema que envolve a boca, dentes e estruturas relacionadas também passam por um processo natural de envelhecimento. Isso significa que, aos 80 anos, você não terá a mesma condição bucal que apresenta aos 20 anos.

Porém, existe hoje uma série de hábitos e atividades que estão acelerando o envelhecimento dessas estruturas, principalmente dos dentes. Comidas e bebidas excessivamente ácidas, escovação com produtos inadequados, refluxo gastro-esofágico, tratamentos inadequados e o bruxismo (apertar o ranger os dentes) são os principais vilões dessa condição.

Por isso, cuidado com refrigerantes, limão em excesso e em contato com os dentes, hábito de apertar os dentes durante prática esportiva e, principalmente, sinais de bruxismo do sono ou bruxismo em vigília. A ansiedade pode ser um fator crucial para o agravamento dessa condição.

Consultas periódicas ao dentista podem identificar e interceptar hábitos prejudiciais, além de auxiliar na individualização das necessidades de higiene e não deixar que problemas então pequenos se agravem.

Até a próxima!

Dr. Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Cirurgião-Dentista – CROSP 94206
Especialista em Dentística Estética Restauradora
Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia
Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia
(19) 3608-3102
marciobdavila@hotmail.com
Facebook: Márcio D’Ávila
Instagram: marcio_davila

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here