Bate Bola – outubro 2021

No fechamento desta coluna, em 28/09, a Liga Riopardense de Futebol preparava seus dois primeiros campeonatos regionais desde o início da pandemia: o “Amador” e “Veteranos 45 anos”. Já a autarquia do DEC, da Prefeitura Municipal, anuncia para breve a organização da Taça São José e, provavelmente já para o dia 10/10, o começo do “Mistão”. Em que pese o nome, este último é um certame da categoria adulto masculino.

“NBA Basketball School” e “Laliga Football Schools” são famosos métodos de ensino de basquetebol e futebol. O Rio Pardo FC está oferecendo estas opções com objetivos de inspirar novos atletas, entendendo melhor o processo de melhoria e desenvolvimento físico/social.

O rio-pardense José Matheus Machado Maziero (foto) está defendendo o União Barbarense no atual Paulistão sub-15, iniciado no último 28/08: é um dos artilheiros com 3 gols nas 6 primeiras rodadas. Nascido em 18/01/2006, este atacante filho do casal Fernando e Giovana tem contrato em Santa Bárbara d´Oeste até 2024.


O mocoquense Rafael Castelli Prini (Rafinha), 37 anos, é o único árbitro da região em atividades na Federação Paulista de Futebol. Professor de Educação Física, desde 2017 integra o quadro da arbitragem paulista. O tapiratibense André Luís Riquena também segue inscrito, porém, ainda não arbitrou em 2021.

Após eliminação do Patrocinense no atual Brasileirão da série D, o cacondense Rodney Wyllian Pereira da Costa deixou Patrocínio (MG) e já está defendendo o Rio Branco, de Americana, no Paulistão sub-23. Este atacante já teve passagens pelo Velo de Rio Claro, Goiás, União Barbarense, Linense, Lemense, Olímpia e Ferroviária de Araraquara onde iniciou carreira no sub-15 em 2013.

Ainda no atual Paulistão sub-23, o rio-pardense Paulinho Balestra tem sido decisivo para a Matonense. Assinalou gols nas últimas rodadas da fase classificatória da competição nas vitórias de 1 a 0 contra a Internacional de Bebedouro e nos 2 a 1 diante da Catanduvense. Paulo Celso Balestra Júnior, 20 anos, tem contrato em Matão até no final desta temporada. No começo, deste 2021, atuou pelo Comercial de Ribeirão Preto, após seu início de carreira, em 2019, no Noroeste de Bauru.