Café é uma bebida que traz memórias afetivas aos brasileiros

Acabou de sair do forno uma pesquisa do Instituto Axxus sobre os “Hábitos e preferências dos consumidores de café no Brasil em 2021, comparados com 2019”. Em outras palavras, a pesquisa faz uma análise do consumo do café antes e “depois” da pandemia.

O café continua sendo a bebida mais consumida no Brasil após a água, mas o isolamento causado pela Covid-19 evidenciou a relação afetiva que o brasileiro tem com a bebida. Muito mais que um hábito, a parada para tomar um cafezinho foi classificada como um dos prazeres da vida, um momento que desperta a sensação de conforto, um ritual de bem estar.

Não por acaso, 72% dos entrevistados declararam que o café ajudou a superar os piores momentos da pandemia. A pesquisa entrevistou 4.200 pessoas, 45% homens e 55% mulheres, nas classes sociais A, B, C, D e E em todas as regiões brasileiras.

Durante a pandemia, houve um incremento de 13% do grupo que declarou ter aumentado o consumo de café. Inclusive, este segmento de consumidores declarou que a permanência em casa aumentou o desejo pela bebida.

A pesquisa também revelou alguns efeitos da pandemia. Em 2019, o local em que as pessoas mais tomavam café era o ambiente de trabalho. Já neste ano, o consumo em casa está na liderança.

A perda de poder aquisitivo dos brasileiros também ficou evidente. Em 2019, 26% declararam comprar sua marca de preferência, independente do preço. Neste ano, a porcentagem dos entrevistados que deu esta resposta caiu para 12%. E também aumentou de 6% para 11% aqueles que responderam só comprar o produto em promoção.

A pesquisa também traz uma triste constatação. Além da esperada queda (de 48% para 9%) em decorrência do coronavírus daqueles que frequentavam as cafeterias, 28% disseram que não voltarão a frequentar cafeterias com a assiduidade anterior à pandemia.

Mas o interesse pelo universo cafeeiro só aumenta. 91% dos participantes da pesquisa disseram que gostariam de visitar, conhecer e se hospedar em uma fazenda de café. E você? Em que grupo você se encaixa: A- Gosta muito de café; B- Gosta; C- Gosta moderadamente e D- Não Gosta?

Foto do Instagram @belezasdointeriorbr
Fonte: Axxus Institute e @pereiracafes
Por Lívia Andrade

Nosso Café Diário | Our Daily Coffee
Email[email protected]
Perfil de Instagram: @nossocafediario
Vocês me encontram: São Paulo (SP) – São Sebastião da Grama (SP)