Unimed reúne imprensa para visita às instalações do Hospital

Edmilson Rocha de Souza, Ray Alves dos Santos e Roberto Penhalbel

Texto e fotos enviados por: Gisele Torres Biaco

Na manhã de sábado, dia 18, representantes da imprensa de São José do Rio Pardo foram recebidos nas instalações do Hospital Unimed, no Jardim Aeroporto. A visita foi coordenada pelo diretor presidente, médico Edmilson Rocha de Souza, pelo diretor superintendente, médico Ray Alves dos Santos, e também pelo diretor tesoureiro, médico Roberto Penhalbel. O supervisor administrativo da Unimed, Rodrigo Magri, também participou do encontro.

Os visitantes conheceram as instalações referentes à construção da primeira fase do empreendimento, que está em um terreno de 18.000 m², com uma área construída de mais de 4.000 m². A área total do terreno é de mais de 38.000 m².

Primeira fase

Nessa fase inicial a construção está dividida em ala de Internação Clínica e Cirúrgica com 20 leitos para homens, mulheres e crianças; ala Oncológica, Pronto Atendimento com três consultórios; Sala de Urgência com dois leitos; Ambulatório Médico com seis consultórios; Maternidade; Berçário, Sala de Atendimento Avançado com três leitos; duas Salas Cirúrgicas; Lanchonete, Farmácia comercial; duas Salas de Pequenos Procedimentos e área de Diagnóstico por Imagem.

A área de Diagnóstico por Imagem oferece raio-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia, densitometria óssea, ultrassom, ressonância nuclear magnética, endoscopia digestiva alta e baixa, ecocardiografia e outros exames. O serviço de ressonância nuclear magnética começou a funcionar em junho no Instituto de Ressonância Rio Pardo (IRRP), que está instalado em área destacada do Hospital.

Segundo o diretor presidente da Unimed, Dr. Edmilson Rocha de Souza, a área de diagnóstico por imagem deve ser a primeira a ir para o Hospital. Na sequência serão transferidos o ambulatório médico e o pronto atendimento.

O Hospital atenderá clientes particulares, autogestões e também outros planos de saúde, além dos próprios clientes.

Sustentabilidade

Dr. Edmilson explicou, durante a visita, que a Unimed cuida de cada detalhe do Hospital com vistas à sustentabilidade, seja na energia, na água ou no tratamento do esgoto.

O local tem uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) própria que vai tratar 100% de todo esgoto gerado pelo Hospital, independente do município.

A água tratada será fornecida não somente pela rede da Prefeitura, mas pela rede própria. Ela será retirada de poços artesianos outorgados no próprio terreno da Unimed. Além disso, haverá reaproveitamento da água da chuva para ser utilizada na jardinagem (Caixa de Captação de Água Pluvial).

Outra medida sustentável foi aquisição de dois chillers industriais, que são, basicamente, resfriadores de água. Eles consomem menos energia do que outros equipamentos de refrigeração, justamente por utilizar água gelada para climatizar ambientes e processos.

Também em relação à energia, além do fornecimento normal pela CPFL, o Hospital terá geradores e já realizou um estudo de viabilidade para implantação, posteriormente, de produção de energia a partir de fonte renovável (sistema de energia fotovoltaica).