/Blood Sugar Sex Magic//

O que uma banda quer além de reconhecimento? Se divertir, fazer música e buscar energias sei-lá-aonde para dar o seu melhor! Quando os Red Hot Chili Peppers dispensaram David Navarro por um mal recebimento da crítica do seu álbum anterior, ‘’One Hot Minute’’ de ’95, a solução foi dispensar o guitarrista e chamar o jovem John Frusciante em seus então dezenove anos, fã da banda desde o principio ‘’Baby Appeal’’ do primeiro álbum de 1984, para começarem a compor o álbum que neste ano (2021) completa trinta, eu disse TRINTA! anos de existência.

Antológico como foi ‘’Cabeça Dinossauro’’, ‘’Ramones’’, ‘’Rumors’’ e ‘’Abbey Road’’, trouxe a banda californiana a tona, junto com o já reconhecido produtor Rick Rubin, as paradas de sucesso mundial.

No mesmo ano em que Nevermind (Nirvana), Bandwagonesque ou o álbum do saco do dinheiro (Teenage Fanclub), e Metallica vieram ao mundo, o novo conceito do Red Hot estava borbulhando e agitando rádios, LP´s e os atualíssimos CD Players dos loucos por músicas novas e contagiantes.

Acontece raras vezes com uma banda de todas as faixas de um álbum serem boas. É o caso deste disco, não tem uma música sequer, que não contagie nossos sentidos.

‘’Power of Equality’’ é a faixa que abre o disco demonstrando a novidade estética. Com o punch do punk misturado a dinâmica do funk, a banda concretiza já na primeira faixa, o caminho a ser percorrido ao longo do álbum: sexo, drogas, rap, slap, kicks e contratempos, distorções e bengs, e muita música diferente.

Se for citar as faixas preferidas, te diria: ouça ‘’The Power of Equality’’, ‘’If You Have to Ask’’, Breaking the Girl’’, ‘’Funky Monks’’, ‘’Suck My Kiss’’, ‘’ I Could Have Lied’’, Mellowship Slinky in B Major’’, The Righteous and the Wicked’’, ‘’Give it Away’’, ‘’ Blood Sugar Sex Magic’’, ‘’Under the Bridge’’, ‘’ Naked in the Rain’’, ‘’Apache Rose Peacock’’, ‘’The Greeting Song’’, ‘’ My Lovely Man’’, ‘’ Sir Psycho Sexy’’ e ‘’They´re Red Hot’’.

Depois de ouvi-las, volte e ouça novamente, mas agora percebendo o que é o talento humano, quando ele usa da potência criativa de suas referências artísticas!