TIPOS DE LUMINÁRIAS (sem ser de teto)

TIPOS DE LUMINÁRIAS (sem ser de teto)

Os tipos e estilos de luminárias são responsáveis por oferecerem diferentes possibilidades de composição de acordo com o design proposto e a personalidade das pessoas que ali vivem. As intensidades e direcionamentos específicos de luz mudam de um espaço para outro e fica até difícil de se achar no meio de tantas opções existentes, não é mesmo? Hoje eu vim mostrar mais alguns tipos a vocês. Chegou a vez de falar sobre as luminárias de parede, piso e mesa.

De parede: ARANDELA

Arandela

Elas proporcionam uma luz difusa e de apoio em ambientes internos. Além disso, é o tipo mais utilizado em áreas externas, nas paredes de corredores, jardins e áreas de piscina. Elas são penduradas na parede a uma altura entre 2 e 2,20m em média e trazem uma sensação de aconchego aos ambientes. São vários estilos e modelos de arandelas existentes. Tais modelos geram diferentes tipos de iluminação, podendo lançar uma luz discreta e espalhada iluminando indiretamente e criando efeitos de luz acima, abaixo ou para os dois lados do ponto em que está instalada. Portanto, antes de comprar, é fundamental pesquisar a funcionalidade de cada uma delas.

De piso: COLUNA OU ABAJUR

COLUNA OU ABAJUR

Elas atuam muito bem como artigo de decoração e, por isso, se destacam pelo design. Ocupam pouco espaço e conseguem alterar completamente a sensação visual do ambiente. Na sala de estar é comum deixá-las ao lado de poltronas e sofás, criando uma iluminação agradável para os momentos de leitura, além de servirem muito bem como luz de preenchimento nos cantos mais escuros do ambiente.

O abajur de chão é caracterizado pela presença de uma cúpula que oferece uma iluminação difusa. Já a luminária coluna garante uma luz direcionada e conta com opções de estrutura articulável.

De mesa: ABAJUR

ABAJUR

As luminárias de mesa se assemelham às de piso, pois têm o poder de iluminar pequenas distâncias ou suavizar a iluminação do ambiente, ao mesmo tempo que estimulam um delicado efeito na decoração do local.  A principal diferença entre elas está no tamanho: os modelos de mesa são menores, fator que facilita na hora de mudá-las de um lugar para outro.  Sem dúvidas o abajur complementa a iluminação central da sala de estar, marcando presença frequente nas laterais do sofá e junto a poltronas para tornar o ambiente mais acolhedor em momentos de descanso.  Já nos quartos, os abajures propiciam um clima intimista e são perfeitos para serem colocados sobre escrivaninhas, mesas de cabeceira e aparadores.

ARTICULADA

ARTICULADA

Também conhecidas como luminárias de foco dirigível, elas têm por característica a emissão de luz direta, certa flexibilidade e customização no foco de luz. Sendo assim, elas são usadas em cima de escrivaninhas, bancadas, ou mesas de trabalho, auxiliando os momentos de leitura e estudo ou na realização de alguma tarefa específica. Esses modelos suprem a necessidade de luz em dias ou situações de pouca luminosidade, além de deixarem a decoração do espaço mais completa.

Fonte: Madeira Madeira.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:
https://www.instagram.com/pennaarq/
http://facebook.com/pennaarq
https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo