E A PASTA DE DENTE? DÁ RECICLAGEM?

0
132

Como desfazer-se do tubo de pasta de creme dental?

Eles já fazem parte do nosso dia a dia e se caso não forem descartados de maneira apropriada podem resultar em um grave problema ambiental.

O tubo de pasta de dente nosso de cada dia é composto por 75% de plástico e 25% de alumínio, o que se configura em um grande problema ambiental caso todos joguem essas embalagens no lixo comum (desembocando em aterros sanitários).

No entanto, para a nossa sorte, a reciclagem é possível.

Os tubos podem ser destinados na coleta seletiva na parte de plásticos, por serem predominantemente compostos por tal material. Empresas especializadas e cooperativas fazem a separação dos elementos.

Que falta nos faz uma coleta seletiva e uma cooperativa de reciclagem aqui em Rio Pardo!😭

Recentemente conheci pelo Facebook a empresa SAGUI designer e moda.
Eles transformam algumas unidades de pastas de dentes e sacola plástica em lindas armações de óculos. Veja as fotos e visite a página.👍

Na hora de descartá-los, certifique-se de que o tubo tenha a menor quantidade de resíduos possível para que não contamine a água do local onde for ocorrer o tratamento.

Para onde vão esses resíduos?

É sempre bom saber aonde vão parar os resíduos que você manda para a reciclagem e no que eles se transformam. No caso dos tubos da pasta de dente, você pode encontrá-los em lojas de materiais de construção na forma de telhas ecológicas, pias, bancos e até na forma de objetos para escritórios, mesas e cadeiras, nas lojas de pet como casinha, camas, agropecuária como cochos, viveiros…

No caso das telhas, elas têm a vantagem de, além de serem 100% recicláveis, ainda possuírem as características de não quebrarem, não absorverem água, possuírem alta flexibilidade e resistência ao fogo, serem isolantes térmicas (deixam a casa 25% mais fresca no verão do que as problemáticas e controversas telhas de amianto), não mofarem, entre outras vantagens.

Para fazer uma telha de um pouco mais de dois metros, são necessários aproximadamente 700 tubos de creme dental. No processo de transformação do tubo em telha não há nenhum tipo de resíduo ou poluente atmosférico, pois, o material é aproveitado por completo e não ocorre queima.

O processo se dá do seguinte modo: depois de moído, o tubo é colocado em bandejas e prensado a uma temperatura de 180°C; em seguida, o material é cortado.

Espero que tenham gostado assim como eu dessa informação e partir de agora vamos participar reciclando esse pequeno e forte produto.

Conheça a empresa ECOFOUR e entenda todo o processo: 👇👇👇

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here