Café provoca azia?

Eu sempre desconfio quando alguém me diz que não gosta de café. Geralmente, a aversão à bebida está relacionada a um trauma, uma experiência anterior ruim. Explico: o café é um fruto e, como todo fruto, ele precisa estar maduro para ser gostoso. Quer fazer um teste? Experimente uma banana verde…

No entanto, nos cafés tradicionais e extra forte que encontramos no mercado, há muitos grãos verdes (imaturos), que são adstringentes. Para esconder este defeito, a torrefação faz uma torra forte, escura, que dá um certo amargor na bebida e esconde a sensação de fruto verde, que amarra a boca.

Além disso, parte destes cafés mais baratos contém mais que um certo percentual de grãos defeituosos (preto, verde, ardido), contém frutos podres, que passaram por um processo de fermentação excessivo e conferem à bebida um gosto de remédio ou de azedo.

Portanto, se você não toma café porque ele te dá azia, gastrite, eu o desafio a experimentar novamente. Mas não qualquer café. Compre uma bebida de qualidade. No supermercado, procure por cafés com selo de qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) nas categorias Superior (de 6 até 7,2 pontos) ou Gourmet (de 7,3 a 10 pontos). Outras opções são: 1) comprar café especial direto do produtor, coisa que nossa região está cheia e 2) comprar cafés de qualidade em um estabelecimento, que compra direto do cafeicultor. Para ajudá-los, vou colocar alguns pontos de venda:

Laticínio Queijos Roni
Av. Amância Unias da Cruz, 15 – São Sebastião da Grama (SP)
Telefone: 19 – 36464 2099

Laticínio Serra da Estrela
Rodovia SP-344 – Divinolândia (SP)
Telefone: 19- 3663- 2586

Senhor Espresso Café
Rua Silva Jardim, 216 – São José do Rio Pardo (SP)
Telefone: 19 – 3608 2728

Lívia Andrade

Nosso Café Diário | Our Daily Coffee
Email: [email protected]
Perfil de Instagram: @nossocafediario
Vocês me encontram: São Paulo (SP) – São Sebastião da Grama (SP)