Quarto Montessoriano: Uma nova moda?

Fonte da foto: https://www.fazfacil.com.br/manutencao/quarto-montessoriano-para-o-bebe/

Você já deve ter ouvido falar do Quarto Montessoriano, seria uma nova moda? Estilo ou uma nova forma de organizar os quartos dos pequenos?

Matérias em  revistas e blogs especializados para bebês e crianças pequenas, apresentam os quartos montessorianos, que seguem a linha pedagógica da educadora Maria Montessori. Os ambientes são preparados para  proporcionar maior independência e liberdade às crianças a partir do ambiente desenvolvido de acordo com a faixa etária. Os móveis desses quartos buscam estimular a  autonomia dos pequenos e trazem muitos benefícios.

Ao utilizar um projeto com base no método Montessori , os  móveis devem privilegiar sempre a altura dos olhos das crianças,  para que estas  possam desenvolver melhor sua independência. Além disso tudo que esteja no quarto deve ser pensado para que favoreça o desenvolvimento  das habilidades físicas, sociais e psicológicas de acordo com  a idade da criança.  O quarto com o  tamanho proporcional à faixa etária das crianças,  oferece segurança e auxilia a ela a conseguir identificar seus próprios limites. Fazendo com a criança adquira confiança para explorar suas  habilidades e desenvolver a coordenação motora, tudo isto com  a total segurança que um quarto Montessoriano promove.

Como posso montar um quarto montessoriano?!

Pense como uma criança e se coloque no lugar dela.  Tudo está acessível? Ou está em uma altura na qual ela precisa de auxílio?

Outra dica, coloque um espelho no quarto, as crianças gostam de observar seu próprio corpo, e  assim se  reconhecer. Mas lembre de que o espelho deve ter uma boa fixação. Pode ser fixada também barra nas paredes, para os bebês que estão aprendendo a caminhar. Existem inúmeras  dicas para serem feitas com o que se tem em casa, apenas com adaptações e também lojas especializadas neste mobiliários.

Estudos científicos revelam que  crianças aprendem mais rápido por experiências sensoriais e manipulando materiais concretos. Os quartos montessorianos não são uma moda, mas uma nova proposta de organização de mobiliário que desafia os pequenos a ter maior autonomia, um método que estimula o aprendizado.

Geana Krause