Orientação solar no Projeto Arquitetônico | Penna Arquitetura e Urbanismo

Fonte: https://www.royalmaquinas.com.br/blog/proteja-se-contra-o-sol-e-o-calor-no-canteiro-de-obras/
Na hora de projetar um edifício, existem diversos fatores que devem ser considerados, para garantir uma boa qualidade de vida e o bem-estar dos usuários que irão utilizar aquele local. Um projeto bem-sucedido não se baseia apenas em um bom dimensionamento e em um bom layout. Para que um edifício tenha um bom desempenho, é fundamental analisar a orientação solar do terreno o qual ele será inserido.

Mas afinal, o que é a orientação solar?

Nada mais é que a forma como a luz do sol incide sobre o terreno e o edifício em questão. Porém, ela depende de fatores como: o hemisfério no qual o edifício está inserido; a distância da linha do Equador; as estações do ano e sua orientação em relação aos pontos cardeais. Ou seja, cada região do planeta requer uma análise específica, de forma a estudar o comportamento do sol e aplicar as soluções necessárias para cada caso. No caso do Brasil, na maior parte do seu território a análise deve ser feita de acordo com as características do hemisfério sul. Vale lembrar que, o sol no inverno, possui uma inclinação mais ao norte e os dias são mais curtos; já no verão, o sol possui uma inclinação mais ao sul e os dias são mais longos, o que afeta diretamente o modo como a luz solar é recebida pelos edifícios. Por isso, deve-se analisar a carta solar de cada terreno antes de iniciar um projeto.

 

Fonte: https://portejr.com.br/orientacao-solar-na-arquitetura/

Qual a importância de conhecer e analisar a orientação solar de um edifício?

Na arquitetura, a orientação do edifício em relação ao sol influencia no conforto térmico, na eficiência energética e na sustentabilidade do imóvel, interferindo diretamente na qualidade de vida das pessoas que irão morar, trabalhar ou frequentar aquele local. Com a análise da orientação solar é possível ter um controle sobre a incidência dos raios solares em cada cômodo do imóvel, fazendo com que cada espaço receba a quantidade de luz e calor apropriado, se tornando o mais agradável e eficiente possível.

Qual a melhor forma de distribuir os cômodos em um imóvel?

De maneira geral, no hemisfério sul, o sol nasce na direção Leste, e se põe na direção Oeste. A face norte é a que recebe a maior incidência de sol durante o dia e a face sul é a que menos recebe sol, a face leste recebe o sol da manhã e a oeste o sol da tarde. Tendo isso como base, é possível posicionar da melhor forma cada ambiente dentro da edificação, definindo suas aberturas e elementos para proteção, como brises e marquises (se necessário).

 

Fonte: http://www.gazetainformativa.com.br/a-importancia-da-orientacao-solar-na-arquitetura/

Falando de forma mais detalhada:

A face Norte é a que mais recebe sol durante o dia. A incidência solar, como dito anteriormente, varia com as estações do ano, porém, esta não deixa de ser a face que recebe a maior quantidade de sol. Por isso, é indicado que as áreas de lazer e piscinas fiquem voltadas para esta face. Além disso, se você pretende ter placas solares no seu imóvel, a recomendação é que elas também estejam posicionadas nesta face, para que haja um maior aproveitamento solar e consequentemente energético. Vale lembrar ainda que nas janelas posicionadas nesta direção, é possível construir beirais ou sombreamentos, com o intuito de diminuir a intensidade da iluminação no interior do imóvel.

A face Sul é aquela que recebe a menor incidência solar. No inverno esta face quase não recebe a luz do sol e no verão recebe apenas nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. Desta forma, é recomendado que estejam localizados nesta face ambientes de pouca permanência, como escadas, depósitos, áreas de serviço e garagens. Cômodos localizados nesta face podem apresentar problemas de mofo e umidade, devido à baixa luminosidade. Por isso, é importante optar por acabamentos resistentes e de fácil manutenção.

A face Leste é a que recebe o sol da manhã, sendo uma ótima opção para os cômodos de permanência média e longa, como os quartos e salas, pois, desta forma, eles receberiam o agradável sol da manhã, evitando o superaquecimento à tarde.

A face Oeste recebe o sol da tarde, sendo indicado o posicionamento dos ambientes de pequena e média permanência, já que, após o meio dia, os cômodos tendem a esquentar. Entretanto, é uma boa fachada para quartos no sul do Brasil, já que nestas cidades o frio é mais intenso e a incidência solar durante a tarde permitirá que eles fiquem mais quentes durante a noite.

 

Fonte: https://live.apto.vc/orientacao-solar-pode-ajudar-escolher-apartamento/

Conclusão

O bom aproveitamento da luz solar nos projetos arquitetônicos pode ser considerado uma medida preventiva, pois evita uma série de problemas futuros, como: surgimento de mofo, ambientes muito quentes ou muito frios, umidade, e problemas de saúde. Além disso, o uso correto da luz natural também pode resultar em benefícios financeiros, já que, se os ambientes forem posicionados corretamente, é possível reduzir o uso de iluminação artificial no imóvel, além de garantir uma boa economia no consumo de aquecimento e ar-condicionado.

Viu como o impacto dos raios solares na vida das pessoas é um tema importantíssimo? Por isso é muito importante buscar profissionais capacitados para desenvolver o seu projeto, que saibam analisar todo o entorno, para assim criar as melhores maneiras de setorização, posição de ambientes e formas para tirar proveito da orientação solar, com base na sua localização. Vale lembrar que, não basta apenas analisar o percurso do sol para garantir uma casa aquecida e iluminada, é preciso levar em consideração o entorno do local, como a posição das árvores, prédios e outras edificações ao redor que podem contribuir com o sombreamento do terreno. Além disso, independente dos padrões considerados como melhores ou piores para cada ambiente, a orientação solar deve ser pensada de acordo com cada cliente, suas necessidades e demandas. Portanto, sempre procure um profissional capacitado, já que elaborar um projeto com uma pessoa leiga, pode render sérios problemas ao projeto depois de pronto, aumentando o custo de manutenção e até mesmo necessitando de reformas rapidamente.

Ah! Para finalizar, caso você já tenha um imóvel construído, que tenha problemas de insolação e superaquecimento, comenta aqui embaixo se você gostaria de um novo post com dicas para que estes problemas sejam amenizados. Um beijo e até a próxima!

 

Redes sociais:
https://www.facebook.com/pennaarq/
https://www.instagram.com/pennaarq/
https://www.youtube.com/c/PennaArquiteturaeUrbanismo
https://br.pinterest.com/pennaarq

7 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo texto, empregou vocábulo fácil de entender e também o escrito nada obstante ficou bastante rico em conteúdo.
    Espero que prossiga à redigir constantemente.

    • Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado!

      Atenciosamente,
      Fernanda Penna.

  2. Adorei saber seu diário virtual, congratulações por grafar tão muito.
    Em breve retornarei para ver as novidades.

  3. Seu blogue é organizado e o escrito muito muito trabalhado.
    Você escreve de modo clara e até me ajudou à prosperar minha escrita.

  4. Comecei à pouco redigir artigo. Desse modo quase todo dia eu pesquiso muito escrito
    pra ver qualquer que palato. O seu modo de fazer a escrita hoje em dia foi o que mas gostei.

  5. Adorei sua forma de mostrar o conhecimento e como parecido que gosta do seu website.
    Você é bastante em escrever, gostei.

Comments are closed.