TIPOS DE PERGOLADOS

0
291
TIPOS DE PERGOLADOS

PERGOLADO DE MADEIRA

São os mais comuns, por serem os mais fáceis de combinar com a maioria dos móveis e estilos de decoração. A variedade de modelos é imensa e você pode encontrar algum que caiba no seu orçamento e preferências. As madeiras podem ser empregadas de forma mais natural e rústica, mantendo o formato do tronco da árvore, ou mais trabalhada e sofistica, com linhas retas. Elas devem ser impermeabilizadas, já que serão expostas ao sol, vento e chuva. Interessante também que ela passe por um processo de tratamento contra insetos que possam causar dano à estrutura. Porém, vale lembrar, que esses pergolados precisam de manutenção constante (devem ser lixados e receber verniz ou mesmo tinta, permitindo que eles possam durar por muito mais tempo).

PERGOLADO DE ALUMÍNIO

São mais modernos e resistentes às variações climáticas. Não precisam de manutenção e por serem leves podem ser montados e transportados com muita facilidade. Também há uma grande variedade de modelos, desde os mais simples até os mais sofisticados com cobertura e fechamentos laterais (inclusive existem no mercado os que possuem estampa imitando madeira).

PERGOLADO DE ALVENARIA

Costumam ser de cimento, tijolos ou concreto e fazem parte da estrutura da casa. A grande vantagem é que são resistentes e podem ser pintados de qualquer cor. Além disso, nada impede que você os combine com madeira, vidro e outros materiais. O ponto negativo é o fato de ser o que mais demora para ser construído e não é possível mudar de lugar.

PERGOLADO DE BAMBU

Seguindo um estilo mais natural, praiano e campestre, uma boa opção é construir um pergolado de bambu. Além da estrutura leve e muito fácil de montar, seu preço costuma ser bem menor que dos outros materiais.

COBERTURAS

Os pergolados podem ser cobertos ou não, quando se opta por cobrir, o material mais utilizado é o vidro, pois continua proporcionando a sensação de amplitude e impedindo a passagem de chuva. Outras opções de coberturas, mais em conta que o vidro, podem ser de palha, policarbonato ou cobertura vegetal, com utilização de plantas trepadeiras que unificam ainda mais o pergolado ao jardim.

Fonte: Entenda Antes e Diário da Jaraguá.

 

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:
https://www.instagram.com/pennaarq/
http://facebook.com/pennaarq
https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here