Como se alimentar durante o treino

0
77

A alimentação intratreino torna-se importante para preservar a performance e a resistência durante o exercício. Durante o treino as reservas de glicogênio (reservas de energia) diminuem de acordo com o tipo de treino, intensidade e duração do exercício. Por isso, muitas vezes é necessária a reposição da energia no meio da atividade física.

Em treinos com duração superior a uma hora ou com uma intensidade alta, é recomendada a ingestão de carboidratos, em torno de 30 a 60g por hora de exercício. Em exercícios acima de três horas a ingestão pode ser até de 90g por hora.

Durante o exercício é importante evitar alimento com muita fibra e preferir carboidrato de fácil digestão e absorção (como a maltodextrina ou dextrose). Em exercícios mais longos pode ser interessante um mix de carboidratos com índice glicêmico alto e moderado/baixo, sendo o shake de palatinose, maltodextrina e água uma ótima opção. Em casos de muito perda de líquido pelo suor, é importante adicionar um pouco de sódio (como o sal), já presente em bebidas isotônicas, as quais também são uma opção prática para o consumo.

Outra alternativa é o gel de carboidrato. Normalmente ele apresenta um mix de carboidratos com a quantidade de 25g a 30g deste nutriente. E, em alguns casos, é adicionada a cafeína no suplemento para ajudar na performance.

Para quem prefere aumentar a energia com alimentos, a ingestão de fruta seca ou alguma fruta com alta concentração de carboidrato (banana, por exemplo) pode ser uma alternativa. O suco de frutas, assim como o uso de polpa congelada, também é valido. Em exercícios mais longos, alimentos como castanhas podem ajudar a estocar a energia.

Em exercícios com duração entre 45 a 60 minutos e de alta intensidade, o bochecho de carboidrato é bem interessante. Ele pode ajudar na atuação sem o consumo do nutriente.

A adequação de qual carboidrato e qual estratégia utilizar deve ser traçada com o seu nutricionista e irá depender das individualidades biológicas de cada pessoa. Um grande abraço e até o próximo mês!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here