ARQUITETURA E DECORAÇÃO PARA QUEM TEM PETS

ARQUITETURA E DECORAÇÃO PARA QUEM TEM PETS

ADAPTAÇÃO NOS AMBIENTES E SEGURANÇA

Durante o projeto, o profissional de arquitetura e decoração deve considerar espaços específicos para o descanso, alimentação as necessidades fisiológicas dos pets. Para facilitar o acesso, passagens adaptadas podem ser instaladas nas portas. Para quem mora em apartamentos ou sobrados, é imprescindível investir em redes de proteção nas janelas e varandas.

PISO CERTO

Praticidade é a tônica na escolha do revestimento escolhido para o chão, já que demandam maior frequência no processo de limpeza. Se tem interesse por um piso de madeira, sugerimos repensar a escolha, pois o material sofre com os arranhões, deteriora com a acidez da urina dos cães e limita o processo de limpeza, já que não podem lavados. Entre as opções, o porcelanato aparece como o tipo de revestimento que atende os mais variados estilos de decoração devido ao grande número de acabamentos disponíveis e podem ser limpos com facilidade. Além disso, para impedir que os pets se machuquem ao escorregar, o ideal é escolher um piso não poroso.

REVESTIMENTO DAS PAREDES

Faz parte do comportamento dos cães o hábito de esfregarem o corpo nas paredes da casa. O mercado oferece inúmeras opções de tintas acrílicas laváveis e que facilitam a faxina. Sobre a escolha das cores, as mais escuras são fortes aliadas, pois ajudam a disfarçar a sujeira e, no caso de papel de parede, as versões de vinil podem ser facilmente higienizadas com pano úmido.

MÓVEIS E DECORAÇÃO

Os cães, principalmente os extrovertidos, não têm noção de cuidado com os móveis e com parte de decoração da casa. Assim, acabam batendo em objetos que, além de danificar os itens podem, muitas vezes, provocar acidentes. Assim, é aconselhável usar estantes fechadas. No caso de gatos, que adoram subir em móveis, a marcenaria pode ser pensada para proporcionar um maior grau de dificuldade nessa escalada. Além disso, cortinas de linho ou voil devem ser desconsideradas, pois podem desfiam com facilidade. Pensando em durabilidade, persianas de rolo são as mais indicadas.

No tocante aos tapetes, a sugestão é escolher um modelo produzido com fibras sintéticas de vinil e poliéster, que são laváveis e apresentam a trama totalmente fechada. Com relação às cadeiras, as profissionais sugerem peças produzidas à base de polipropileno ou polietileno, que são mais práticos de limpar. Também é importante considerar, tanto para as cadeiras como sofás, a impermeabilização ou blindagem do tecido para driblar, em tempo hábil, qualquer imprevisto. Para os apaixonados pelos felinos, tramas fechadas são ideais para que as garras não estraguem os tecidos. Com trama de poliéster e algodão impenetrável, o tecido impermeável tem uma ótima relação custo-benefício e é simples de limpar.

TECIDOS

Os bichos de estimação soltam muitos pelos, não tem como evitar. Por isso, os tecidos que revestem sofás, poltronas, cadeiras e almofadas recebem uma atenção especial. Uma dica é, tanto para as cadeiras como sofás, realizar a impermeabilização ou blindagem do tecido para driblar qualquer imprevisto. Para os apaixonados pelos felinos, tramas fechadas são ideais para que as garras não estraguem os tecidos. Com trama de poliéster e algodão impenetrável, o tecido impermeável tem uma ótima relação custo-benefício e é simples de limpar.

CASINHAS PARA PETS

Em casas ou apartamentos não há necessidade de usar a estrutura de uma casinha. Para quem tem uma boa área externa e pretende construir uma casinha para o cachorro, um bom material para é o pistão, que propicia a limpeza facilitada e permite que a casa fique mais arejada. Caso seja possível, vale construir a casinha sobre uma base de alvenaria não eliminar a necessidade de suspender a estrutura durante a lavagem da área.

Fonte: Revista Habitare

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:
https://www.instagram.com/pennaarq/
http://facebook.com/pennaarq
https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo