OS EFEITOS EMOCIONAIS DA PANDEMIA NAS CRIANÇAS

Fonte da foto: https://revistasaudenews.com.br/post/622

O isolamento social ainda persiste em 2021, o que acaba por ser um fator estressante para as crianças, como podemos superar este sentimento e reduzir o impacto negativo deste período e promover o bem-estar dos pequenos?

A falta de brincar com seus colegas e amigos, correr em parque ou pracinha, socializar, conversar e viver novas experiências, vem sendo um fator de estresse para as crianças. Que devido ao isolamento social estão ficando a maior parte do tempo em casa.

Ainda se faz necessário todos os cuidados devido à pandemia do covid-19, mas as mudanças na rotina são fatores que normalmente causam ansiedade e angústia nas crianças. Com a pandemia e tudo que está envolvido com ela os efeitos são maiores, e afetam a todos mesmo que indiretamente. Pois, as crianças ouvem e sentem as preocupações e medos dos adultos.

Pela dificuldade de se expressar e lidar com seus sentimentos, as crianças  acabam por externalizar o que sentem fisicamente, com agitação, irritação, impaciência, enurese, alterações de apetite, mudanças de humor, roer as unhas e através da agressividade. Cada criança pode reagir de alguma forma, às vezes pode ocorrer regressões como por exemplo voltar a dormir com os pais.

A manutenção de uma rotina é essencial para a criança e traz muitos benefícios. Mesmo os pequenos que ainda não retornaram à escola, devem ter em casa horários para as atividades diárias. Na prática, manter uma rotina, não é nada fácil, pois os pais devem conciliar a rotina da criança com o home office, organização da casa, trabalho, o quê se torna uma luta contra o tempo.

Mas a rotina auxilia e beneficia toda família, pois ajuda a manter hábitos e estabelecer regras que irão facilitar a vida das crianças, auxiliando na autonomia e independência. Os pequenos quando sabem previamente o que vai acontecer durante o dia se sentem mais confortáveis, seguros o que diminui a ansiedade. Conversar também é muito importante e ajuda a estabelecer relações de afeto e confiança. O incentivo à autonomia ajuda a criar maior independência emocional.

Converse sempre com as crianças, não minta, explique de forma que ele compreenda, utilize formas lúdicas, livros, desenhos, para explicar o que está ocorrendo. Com o afastamento da família e também da escola, o que auxilia diminuir a distância são os recursos tecnológicos, que continuam sendo cada vez mais utilizados para manter a proximidade e fortalecer vínculos. O isolamento social é eficaz para diminuir a transmissão do vírus, mas tem seu peso, que acaba por atingir nos aspectos emocionais de crianças e adultos, e não se deve ignorar esses sentimentos.

Geana Krause