Richard Jewell; contra tudo e contra todos

Filmes baseados em fatos verídicos, tendem a ser melhores que roteiros originais. Veterano em Hollywood, Clint Eastwood quando anuncia sua nova produção sabe o que quer mostrar. Não perde tempo em mostrar seu talento, que fez crescer sua fama ao longo dos anos em produções como ‘’Menina de Ouro’’, ‘’Gran Torino’’, ‘’As pontes do Madison’’, e aqui em Richard Jewell ( me recuso a tratar o filme na horrenda tradução ‘’O caso Richard Jewell’’, pois limita o filme a um processo, o que visivelmente não ser a intenção do diretor), consegue provar mais uma vez, sua potência, em contar histórias que por si, valem a película. Quero dizer, que o longa não tem só altos orçamentos de elenco, fotografia e produção, sua força já está no bem escrito e concebido roteiro, a história que percorre o filme todo já vale o preço da pipoca e Coca-Cola.

À primeira vista o longa parece nos guiar para o caminho da inocência do protagonista, como uma narrativa levada pelo ufanismo dos filmes norte-americanos, quando se baseiam em histórias de mocinho-bandido da vida real. Mas o personagem principal, Richard Jewell, papel que ficou a cargo do excelente novato Paul Walter Hauser, de trinta e quatro anos, com alguns blockbusters e duas produções de Spike Lee em seu currículo (participou de ‘’Infiltrado na Klan’’ e ‘’Destacamento Blood’’), entrega uma estrondosa atuação para as câmeras, se destacando como um nome a ser observado em suas futuras produções.

Mais do que isso, a surpreendente história baseada em fatos reais de Richard Jewell é o que conduz a história, com todas as qualidades de um filme de suspense jurídico, em busca da redenção.

Dois grandes elementos que colaboram no bom andamento do filme, são as personagens coadjuvantes. A mãe do protagonista, Kathy Bates irreconhecível no papel, e o advogado que auxilia o pobre Richard na sua comprovação de inocência, a cargo de Sam Rockwell o ator perfeito para o papel.

Um longa de encher os olhos, para se aproveitar a experiência cinematográfica!