/Nos 45 minutos do segundo tempo…//

0
387

Assisti Nomadland na tarde de 25 de abril. Pensei comigo: ‘’Domingo, 1h:20min de filme!? Não deve ser cansativo nem ser demorado, vou conseguir assistir os outros dois, ‘’ O som do metal’’ e ‘’Meu pai’’ que não consegui assistir até a hora da cerimônia… Legal!’’

Que marmelada… foi tudo armação! Das três críticas que li, todas são só estrelas, quatro, cinco, quatro e meio, cinco… achou que eu iria colocar cinco e meio não é!?

‘’Na natureza selvagem’’, filme de 2007, dirigido por Sean Penn e interpretado por \Emilie Hirsh, tem total semelhança com o tom de Nomadland, por que então tanta comoção? A melhor crítica do ramo elogiou a diretora e a atriz principal sem parar!

Frances McDornand, a protagonista principal, com o fofo nome ‘’Fran’’, quase uma autoficção dentro do filme, é fria como uma geladeira em todos os quadros que apresenta. E não é que ganhou a estatueta dourada? O Oscar foi para:

O filme é uma odisseia sobre as escolhas extremas, retratando a felicidade vista por dentro da solidão.

A beleza apontada nos pequenos detalhes da vida simples, é um dos poucos momentos que traz certa beleza do longa.

Seu tempo de filme é cansativo, pacholento, quando tenta transmitir em vão poesia nos detalhes do cenário. Chloé Zhao não é Graciliano Ramos dentro de ‘’Vidas Secas’’, que mesmo com uma história densa, com seu estilo enxuto, faz sua obra sobressair.

Se foi uma tentativa de alavancar a atriz que foi marcada nas grandes produções dos Joel e Ethan Coen (Fargo, Queime depois de ler). Aliás, Frances é esposa de Joel desde 2004. Obrigado Wikipédia!

Insensível, descompassado, mal roteirizado, fotografado e devagar: Bem vindo a Nomadland. Se conseguir passar vinte minutos das 1h:20min em frente ao televisor, o próximo indicado ao Oscar será tu.

Nada no filme foi digno de ser uma provável indicação ao Oscar, e infelizmente a academia gostou. Ninguém é perfeito.

A história se repete: em 2010 Guerra ao Terror dirigido por Katherine Bigelow (ex-mulher de James Cameron) ganhou a estatueta no lugar de Avatar. Em 2021, Nomadland dirigido por Chloé Zhao ganhou no lugar de ‘’Os sete de Chicago’’, ou ‘’Meu pai’’, ou qualquer outro. Lastimável…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here