TUDO SOBRE NICHOS PARA BANHEIROS

0
87
TUDO SOBRE NICHOS PARA BANHEIROS

VANTAGENS DOS NICHOS

ECONOMIZAM ESPAÇO E SÃO BARATOS: Com eles você organiza tudo sem precisar de armários volumosos e pesados. E se for embutido, melhor ainda.

SÃO DECORATIVOS E FUNCIONAIS: Eles servem para ajudar na organização dos itens de higiene pessoal e beleza usados no dia a dia, mas também podem ser utilizados para expor pequenos itens decorativos.

SÃO PRÁTICOS: Eles mantêm tudo à vista e ao alcance das mãos, sem contar que são fáceis de limpar.

SÃO VERSÁTEIS: Eles podem ser do jeitinho que você quiser, seja no tamanho, no formato, na cor ou no revestimento. Isso faz com que eles se encaixem em qualquer tipo de projeto.

FORMATOS

VERTICAL: É moderno, elegante e ainda causa a sensação de que o banheiro é maior do que realmente é. Ele pode ser feito embutido na parede ou instalado externamente, tanto dentro, quanto fora do box.

HORIZONTAL: É a melhor opção para quem tem muito o que organizar, especialmente na área interna do box. Esse formato de nicho pode se estender de ponta a ponta da parede, garantido um visual mais clean e elegante para o banheiro, mas também pode ter um tamanho mais enxuto, tudo vai depender das medidas do seu banheiro. Eles também podem ser embutidos tanto na área do box, quanto do lado de fora. Outra opção é recorrer aos modelos prontos instalados sobrepostos à parede.

MEDIDAS

A altura deve ser de, pelo menos, 25 cm, de modo que você consiga encaixar as embalagens mais altas dos produtos de higiene. Já a profundidade ideal é de, no mínimo, 8 centímetros, mas se puder invista em um modelo com ao menos 12 cm. A largura pode ter o tamanho que você desejar, mas é importante que ela dê conta de comportar todos os seus itens do dia a dia.

PRINCIPAIS MATERIAIS

MADEIRA: O nicho de madeira para banheiro é um dos mais populares. Ele é bonito, traz um ar aconchegante para o ambiente, além de ser muito fácil de encaixar com qualquer proposta de decoração. Ele pode ser tanto embutido, quanto sobreposto à parede. No entanto, vale ressaltar que esse tipo de nicho não deve ser instalado em áreas molhadas, uma vez que a madeira se deteriora facilmente em ambientes úmidos. A recomendação, nesse caso, é optar por usá-los na área seca do banheiro.

MÁRMORE ou GRANITO: O nicho de mármore ou granito é uma das melhores opções para área do box, uma vez que as pedras naturais resistem muito bem à umidade. Mas vale lembrar que as pedras em tons claros, especialmente o mármore que é mais poroso, pode manchar se ficar em contato com produtos de coloração forte, como cremes e shampoos. Mais um detalhe a ser levado em consideração: as pedras naturais podem pesar no seu orçamento, já que são a opção mais cara de revestimento.

VIDRO: O vidro também pode ser usado para fabricação de nichos. O material garante um ar moderno, sofisticado e clean ao ambiente. Possui um bom custo benefício, é fácil de limpar e não mancha.

PORCELANATO: Agora se você deseja opções de texturas e cores para o nicho, a melhor opção é o porcelanato. O material é perfeito para o revestimento de nichos embutidos, uma vez que é totalmente impermeável, não mancha, é fácil de limpar, possui ótimo custo benefício e ainda oferece uma gama enorme de cores e texturas. Inclusive, vale citar, que o porcelanato imita com perfeição materiais nobres como a madeira e o mármore, ou seja, uma boa solução para quem deseja contar com a beleza desses materiais, mas sem ter que pagar a mais por isso ou correr o risco de danificar a peça com a umidade.

DICAS EXTRAS

  • Os nichos embutidos não devem ser instalados em paredes estruturais, nesse caso a opção são os nichos saltados para fora da parede.
  • Também é importante saber com qual tipo de tijolo a parede foi construída, de modo que você possa atingir a profundidade ideal sem “vazar” para o outro lado.
  • Evite instalar o nicho em paredes por onde passam a rede hidráulica.
  • O nicho pode ou não seguir o mesmo revestimento da parede. Em caso de revestimentos iguais você obtém uma estética mais clean e uniforme, já no caso dos revestimentos diferentes, o nicho ganha destaque e o banheiro passa a ter um tom mais moderno.

Fonte: Ideias Decor.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:
https://www.instagram.com/pennaarq/
http://facebook.com/pennaarq
https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here