Saúde oral e COVID-19

0
93

No mês de março, pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP detectaram, pela primeira vez, a presença do SARS-CoV-2 na gengiva de pacientes com COVID-19 que faleceram em decorrência da infecção, através de análises por RT-PCR e histopatológicas.

Isso demonstra a transmissão do vírus por gotículas de saliva não somente pela presença nas vias respiratórias, mas também pela presença na gengiva e tecidos similares. As possíveis fontes de infecção podem ser as células epiteliais da gengiva, expostas à cavidade oral, e a migração desses vírus pela corrente sanguínea.

Estes dados mostram como a saúde dos dentes e da gengiva desempenha um papel importante na prevenção do contágio e da evolução da doença, uma vez que a inflamação do tecido gengival (periodontite) aumenta o risco do paciente apresentar quadros graves de COVID-19.

Além disso, a doença periodontal apresenta associação comprovada com comorbidades importantes, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e síndromes metabólicas, que podem contribuir para o pior prognóstico da COVID.

Cuidar da sua saúde bucal é imprescindível neste momento.

Fonte: Agência FAPESP

Até a próxima!
Dr. Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Cirurgião-Dentista – CROSP 94206
Especialista em Dentística Estética Restauradora
Especialista, Mestre e Doutor em Implantodontia
Professor de cursos de pós-graduação nas áreas de Reabilitação Oral Estética e Implantodontia

(19) 3608-3102
marciobdavila@hotmail.com
Facebook: Márcio D’Ávila
Instagram: marcio_davila

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here