DECORAÇÃO DE ESCRITÓRIO: Como deixar esse espaço mais humanizado? Penna Arquitetura e Interiores

PLANTAS
A vegetação tem o incrível poder de trazer vitalidade a ambientes internos, e na decoração de escritório não é diferente. O efeito é acolhedor e cria conexão com a natureza, quebrando a monotonia dos materiais da construção civil, como alvenaria, metais, vidro e plástico. Além disso, as plantas purificam o ar, absorvem gás carbônico da atmosfera, reduzem o estresse, melhoram a concentração e, por consequência, contribuem para o aumento da produtividade. Uma boa ideia é distribuir alguns vasos com plantas e terrários pelas mesas e estantes, ou instalar um jardim vertical. É importante selecionar espécies adaptáveis a ambientes interiores — ou seja, que não precisam de luz solar intensa e regas muito frequentes.
CORES
As cores têm uma influência significativa sobre o nosso humor. Por isso, são ótimas aliadas na decoração do escritório. O ambiente fica mais criativo, o ânimo da equipe melhora e toda a experiência de trabalho se torna mais agradável. O ideal é selecionar uma paleta de cores que incorpore tonalidades já utilizadas, por exemplo, no logotipo da empresa e em outros itens de identidade visual, como pastas, agendas e papéis padronizados. Para a pintura das paredes, prefira cores que favoreçam a concentração. Outra dica é investir em padrões geométricos, criando estampas ou texturas para evitar a monotonia e o relaxamento excessivo. As cores também podem entrar na decoração de escritório por meio de tecidos no estofado de cadeiras e poltronas ou até em tapetes e luminárias.
REUNIÃO AGRADÁVEL
Espaços de reunião precisam ser estimulantes na medida certa, para que as pessoas trabalhem e pensem de forma colaborativa, focadas no melhor resultado possível. Para escritórios que trabalham com criatividade, uma boa ideia é dispor poltronas diferentes sobre um tapete colorido e manter um bom espaço para circulação entre o mobiliário. Entretanto, se o lugar precisa manter um tom mais sóbrio, certos toques de informalidade podem ser inseridos para “quebrar o gelo” antes de uma reunião: substitua a mesa convencional por uma de centro, para apoiar pastas, papéis e xícaras de café, por exemplo, e opte por cores sóbrias, mas acolhedoras.
MOBILIÁRIO ACONCHEGANTE
Equilibre móveis tradicionais de escritório com móveis informais. Escolha poltronas e sofás coloridos e de formato orgânico para áreas que não serão utilizadas constantemente e reserve as peças funcionais para espaços que exigem concentração e serão ocupados por mais tempo. Mesas e cadeiras de trabalho devem priorizar, acima de tudo, questões de ergonomia. Afinal, o mobiliário precisa estar adequado para a execução das tarefas, evitando que o trabalhador seja afetado por problemas ligados, por exemplo, à postura.
LUZ NATURAL
A luz natural deve ser combinada à artificial não apenas para economizar energia, mas principalmente para deixar os espaços de trabalho mais saudáveis. Afinal, a luz solar age contra a proliferação de microrganismos e evita efeitos desagradáveis sobre as pessoas, como o cansaço visual de olhar apenas para telas de computador, dores de cabeça, irritabilidade e falta de foco. Outro benefício é que a percepção das variações da luminosidade natural contribui para a noção das horas do dia e do passar do tempo, o que é fundamental para o bom funcionamento do relógio biológico e diminui de maneira considerável a sensação de isolamento.
AMBIENTES DE DESCOMPRESSÃO
É cada vez mais comum que escritórios tenham ambientes de descompressão para que os colaboradores possam relaxar por algum tempo e voltar ao trabalho renovados. São locais onde as pessoas podem exercer atividades desconectadas das funções de um dia inteiro e são decisivos para a motivação e para a valorização da equipe. Esses espaços podem ter aparelhos de tv, pufes, mesa de bilhar, e outros jogos. Podem ainda estar interligados com lanchonete e copa para refeições rápidas. Pensar na decoração desses espaços também é muito importante. Em uma rotina acelerada, espaços como esses são imprescindíveis para tornar o trabalho agradável, aliviar a tensão e evitar o surgimento ou agravamento de quadros de ansiedade.

Fonte: Blog Pointer.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:

https://www.instagram.com/pennaarq/

http://facebook.com/pennaarq

https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo