Nossa região tem vocação cafeeira

Nossa região tem vocação cafeeira
Abril é um mês especial no calendário cafeeiro. No dia 14 se comemora o Dia Mundial do Café e o Brasil tem um papel para lá de especial nesta data. Nosso país é o maior produtor mundial do grão, maior exportador de café (a matéria-prima brasileira é exportada para mais de 100 países) e o segundo maior consumidor da bebida, que é a mais consumida no planeta, depois da água.

A importância deste fruto para os brasileiros é tão grande, que ele dá nome à primeira refeição do dia, o café da manhã. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 265 mil produtores de café, sendo mais de 70% pequenos agricultores.

Na região de abrangência do JornalZinho, a atividade cafeeira é de extrema importância. Em São José do Rio Pardo há uma unidade da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, a Cooxupé, que é a maior cooperativa do segmento no mundo.

Além disso, produtores de café de Divinolândia, São Sebastião da Grama e Caconde – frequentemente – se destacam em concursos regionais, estaduais, nacionais e internacionais de café. Os grãos produzidos na nossa região enchem a xícara de café de cidadãos mundo afora.

Para você ter uma ideia, a Nespresso – marca premium de café da Nestlé, tem parceria com fazendas gramenses, que fornecem café da variedade bourbon, uma cultivar conhecida por resultar numa bebida de extrema qualidade.

Guilherme Amado, líder do programa Nespresso AAA de Qualidade Sustentável, antes da pandemia, costumava visitar muito a cidade e apelidou o Vale da Grama de “Toscana Brasileira”, uma referência à região da Itália, conhecida mundialmente pela beleza natural de suas montanhas repletas de vinhedos e olivais.

Um brinde à nossa região!

Lívia Andrade 

Nosso Café Diário | Our Daily Coffee
Email[email protected]
Perfil de Instagram: @nossocafediario
Vocês me encontram: São Paulo (SP) – São Sebastião da Grama (SP)