Qual iogurte escolher: natural, light ou grego?

0
158

Hoje em dia, com várias opções de iogurtes, fica complicado na hora de escolher o mais saudável. Antes de mais nada, vamos esclarecer que para um alimento ser chamado de light ele deve ter a redução de 25% de algum nutriente, não necessariamente a gordura (ex.: pode haver uma redução de 25% de sódio e o produto poderá ser considerado light).

Considerando 100g dos iogurtes, o iogurte natural tem 74 kcal, o grego integral 135 kcal e o grego light 81 kcal. Percebe-se que o natural é o que possui menos calorias na comparação.

Ao analisar quantidade de carboidratos o iogurte natural integral contém 5,3g em 100g, contra 16g do grego e 10,3g do grego light. O interessante é que na maioria das vezes nos iogurtes com sabores, seja light ou não, são adicionados diferentes tipos de açúcares (é comum ver o nome xarope) e o que menos possui é a fruta em questão, sendo substituída por um “preparado de fruta”.

Comparando as gorduras, o light é o que normalmente possui menos (caso o light seja relacionado à gordura), depois o iogurte integral e em sequência o grego integral. Caso a gordura seja um fator determinante há a possibilidade de escolha do iogurte natural desnatado, o qual possui 0g de gorduras.

Em relação à lista de ingredientes o iogurte natural também ganha a disputa, pois na maioria das vezes possui apenas 2 ingredientes contra mais de 15 ingredientes nos outros 2 iogurtes. Normalmente em iogurtes com sabores são adicionados adoçantes, aroma artificial, espessantes, corantes, entre outros ingredientes.

Na minha opinião a melhor escolha é o iogurte natural integral. Caso quiser adicionar sabor basta apenas bater ele com alguma fruta ou polpa congelada. Para adoçar o mel pode ser uma boa opção, mas em pouca quantidade. Desta maneira o iogurte teria apenas 4 ingredientes de qualidade.

Vale lembrar que os iogurtes escolhidos são da mesma marca, então pode haver diferença entre marcas distintas. Um grande abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here