Qual iogurte escolher: natural, light ou grego?

Hoje em dia, com várias opções de iogurtes, fica complicado na hora de escolher o mais saudável. Antes de mais nada, vamos esclarecer que para um alimento ser chamado de light ele deve ter a redução de 25% de algum nutriente, não necessariamente a gordura (ex.: pode haver uma redução de 25% de sódio e o produto poderá ser considerado light).

Considerando 100g dos iogurtes, o iogurte natural tem 74 kcal, o grego integral 135 kcal e o grego light 81 kcal. Percebe-se que o natural é o que possui menos calorias na comparação.

Ao analisar quantidade de carboidratos o iogurte natural integral contém 5,3g em 100g, contra 16g do grego e 10,3g do grego light. O interessante é que na maioria das vezes nos iogurtes com sabores, seja light ou não, são adicionados diferentes tipos de açúcares (é comum ver o nome xarope) e o que menos possui é a fruta em questão, sendo substituída por um “preparado de fruta”.

Comparando as gorduras, o light é o que normalmente possui menos (caso o light seja relacionado à gordura), depois o iogurte integral e em sequência o grego integral. Caso a gordura seja um fator determinante há a possibilidade de escolha do iogurte natural desnatado, o qual possui 0g de gorduras.

Em relação à lista de ingredientes o iogurte natural também ganha a disputa, pois na maioria das vezes possui apenas 2 ingredientes contra mais de 15 ingredientes nos outros 2 iogurtes. Normalmente em iogurtes com sabores são adicionados adoçantes, aroma artificial, espessantes, corantes, entre outros ingredientes.

Na minha opinião a melhor escolha é o iogurte natural integral. Caso quiser adicionar sabor basta apenas bater ele com alguma fruta ou polpa congelada. Para adoçar o mel pode ser uma boa opção, mas em pouca quantidade. Desta maneira o iogurte teria apenas 4 ingredientes de qualidade.

Vale lembrar que os iogurtes escolhidos são da mesma marca, então pode haver diferença entre marcas distintas. Um grande abraço!