Dicas do personal – Treinamento aeróbico

Treinamento aeróbico é mais efetivo no controle de pressão arterial que o treinamento de força?

Em um estudo recente, Pedralli et al. (2020) compararam o treinamento de força, aeróbico e combinado, realizados 2 vezes na semana, ao longo de oito semanas, em indivíduos pré-hipertensos e hipertensos. Como resultado, todas as condições foram similarmente efetivas nas reduções de pressão arterial sistólica e diastólica, medidos por Mapa 24 horas. Os resultados de redução da pressão arterial foram atribuídos à melhora da c.

O treinamento aeróbico já é consolidado que promove melhora do endotélio em função do aumento do fluxo sanguíneo para o músculo ativo, o que aumenta o estresse de cisalhamento da parede vascular e sua c.

O treinamento de força também promove benefício endotelial, mas por um mecanismo um pouco diferente. A contração muscular gera um estresse mecânico vascular, o que alterna momentos de hiperemia e isquemia, o que também melhora a função dilatadora.

Dessa forma, tanto o treinamento de força quanto o aeróbico, podem ser utilizados no controle da pressão arterial. Entre os benefícios, parece que a função vascular, com melhora da sensibilidade do endotélio é uma das justificativas. Resposta… FALSA.