/Contranarciso//

0
157

Não se engane se apresento um mínimo de fascínio pela cultura grega, que tenho por conta de constantemente assistir à animação da Disney, Hércules, ao longo de toda minha infância.

Será!? Não sei… pode ser…

Pensando em Narciso, Caetano cantou: “É que Narciso acha feio o que não é espelho”; Leminski proclamou: “O outro que há em mim é você, você e você”.

Narciso é um alerta à vaidade, tema atual e tão pouco falado, talvez porque estamos confortados e confortáveis neste estofado.

Amor próprio é benéfico em doses homeopáticas, extravase a dose e a tentação pode te deixar cair rio abaixo, principalmente no meio social.

Esta é a tentação. E estamos vivendo ela sem danos de nenhuma ordem. Ou vai me dizer que não percebe a marca de Narciso, nos trilhões de selfies?

Passou dos limites, a Hybris é atingida. No religare grego, a insolência, o excesso de confiança, arrogância, orgulho e o exagerado são condenáveis. Vai vendo…

Me repito nos temas sim, sinto até alguma hipocrisia ao dizer que tudo isso é condenável. Só espero que a mera auto identificação da falha moral, me absolva dos julgamentos alheios.

“Pai, afasta de mim esse cálice”. Vamos, pois, a partir de agora, exterminar todas as redes sociais, excluir todas e quaisquer fotos nossas em selfies, em reuniões de bar e nos privar do mal moral pós-moderno que nos assola.

A partir disso, galopam em furiosa agilidade, os cavalos do extremismo diante dos nossos olhos.

Devemos estar adequados a realidade, nos equilibrando diante dos excessos. Podemos sim, vivenciar Narciso, vez ou outra, em um pedaço de pizza a mais, em um corte de cabelo mais ousado. Não há nada de mal nisso.

Thanos, irmão de Eros, buscava através de um insano plano de extermínio em massa, acabar com a metade da população, para conseguir o equilíbrio universal. No fim, acabou se ferrando na gigantesca tarefa, e foi derrotado por mortais fora da lei, vestidos de vingativos uniformes intimidadores.

Portanto, amiguinhos, sigam o conselho de mamãe: “Use o bom senso” e nada de atitudes extremas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here