O impacto da alimentação no sistema imunológico durante a pandemia

Juliana Cristina Pereira - CRN3 – 59688

Muito se fala sobre a importância de mantermos hábitos saudáveis ao longo da vida, seja para prevenir doenças ou para fins estéticos. Mas afinal, qual a importância de uma alimentação balanceada e adequada nesse período de pandemia?

A função dos alimentos não é só basicamente te manter saciado, mas garantir um bom funcionamento do organismo como um todo.

Embora ainda não se tenha estudos científicos que determinem nutrientes específicos que possam ajudar na cura ou tratamento contra o covid-19, manter uma rotina de alimentação saudável é a melhor escolha para o fortalecimento do sistema imunológico, o que pode ajudar na recuperação de uma possível contaminação.

A escolha correta na alimentação gera benefícios como auxílio na manutenção e recuperação mais rápida da sua saúde.

Os alimentos in natura, preferencialmente os orgânicos, frutas, verduras, grãos em geral, raízes, tubérculos, legumes, oleaginosas, ovos e carnes são ricos em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e vários outros compostos que são importantes para nossa saúde. Assim, sendo essenciais para a manutenção do nosso organismo ajudando na prevenção de doenças, inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações pelo Covid-19.

Em contrapartida temos os alimentos que devem ser evitados e/ou consumidos com o máximo de moderação, como os ricos em açúcares, gorduras e sódio. E que ainda sejam processados (acrescidos aos alimentos in natura, açúcar, sal, óleo ou vinagre, com técnicas de cozimento, defumação, secagem e fermentação) e ultraprocessados (são produzidos com muitos ingredientes como sal, açúcar, extratos de soja, leite, carne e ainda cheios de substâncias sintéticas de laboratório vindo de outras fontes orgânicas como carvão) assim esses produtos têm maior durabilidade, alteração de cor, textura e sabor. Desta forma aumentam o risco de doenças e entre muitos outros fatores a se considerar ativam os processos inflamatórios do organismo o que resulta em uma sobrecarga ainda maior no sistema imunológico.

Organização antes de tudo! Faça suas compras seguindo todas as recomendações de prevenção, higienize ao chegar em casa, não se esqueça de priorizar suas necessidades, se necessário faça sua alimentação para mais dias e os mantenha congelados ou refrigerados de acordo com o tempo a serem consumidos, a fim de evitar comer alimentos nocivos para sua saúde. Cuide-se.

Juliana Cristina Pereira
CRN3 – 59688

Certificada no Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (Covid-19) – Ministério da Saúde/ CFN (Jul/2020)

Texto Enviado por Fii Modesto