Pompoarismo X fisioterapia na saúde da mulher

O tema de hoje é um assunto muito recorrente entre a saúde pélvica/da mulher e que ainda gera muitas dúvidas. Afinal, o pompoarismo é a mesma coisa que fisioterapia pélvica? Trata incontinência urinária e/ou disfunções sexuais?

O pompoarismo é uma técnica milenar oriental que visa à contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico com o intuito de aumentar o prazer sexual, através de exercícios ou também com o uso de alguns objetos. Essa prática pode ser interessante para as mulheres que tem boa consciência sobre sua musculatura pélvica e capacidade de contraí-los. Porém, a literatura científica nos mostra que cerca de 30% das mulheres não tem capacidade de contrair esta musculatura e nem tem percepção dela e a prática do pompoarismo nestas mulheres poderia gerar frustração ao tentar realizar e não conseguir ou até mesmo piorar as disfunções pélvicas (caso a mulher apresente).

Assim, a principal diferença entre o pompoarismo e a fisioterapia é que o fisioterapeuta inicialmente vai avaliar os músculos do assoalho pélvico e prescrever exercícios de acordo com os achados da avaliação, com as necessidades individuais de cada musculatura.

A avaliação funcional dos músculos do assoalho pélvico pode mudar completamente o tipo de exercício indicado, um exemplo disso são as mulheres que apresentam um aumento de tônus muscular, geralmente elas tem dificuldade de relaxar a musculatura e ao tentar fazer um treino de fortalecimento isso pode exacerbar a dificuldade de relaxar os músculos do assoalho pélvico,  causando o efeito contrário do objetivo do pompoarismo, que é a dor na relação sexual.

Resumindo, a fisioterapia não é melhor que o pompoarismo (e nem vice-versa), apenas tem objetivos diferentes. O pompoarismo é destinado a mulheres que já tenham uma boa consciência corporal, que não tenha nenhuma disfunção pélvica e que já tenham passado por uma avaliação muscular previamente, já a fisioterapia atua na prevenção e reabilitação, sendo os exercícios dos músculos do assoalho pélvico apenas uma parte de todo um tratamento.

Portanto, antes de iniciar o treino da musculatura pélvica é importante passar por uma avaliação fisioterapêutica para verificar se há presença de alguma disfunção (como a incontinência urinária ou disfunção sexual) e também se a sua musculatura está preparada para isso.
Procure um fisioterapeuta!

Caroline Caetano Pena
Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 234036-F