Vamos fazer nossa própria COMPOSTEIRA DOMÉSTICA?

COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

O que você faz com suas sobras e cascas dos alimentos da sua casa?

Sabia que tudo isso pode virar um rico adubo para suas plantinhas?

 

Isso é possível graças a composteira caseira: uma maneira fácil, barata e prática de cuidar do seu próprio lixo orgânico.

Há diversos tipos de composteiras. Algumas você pode comprar prontinha ou, se quiser colocar a mão na massa, você pode também construir a sua usando materiais de baixo custo.

É sobre essa segunda opção que trazemos abaixo o vídeo explicativo da Renata Vieira, que é extensionista rural da Epagri de Santa Catarina.

COMPOSTEIRA DOMÉSTICA

Ela nos ensina como montar uma composteira caseira usando baldes plásticos de gordura vegetal, facilmente descartados pelas padarias.

A ação decompositora das minhocas e dos microorganismos, como bactérias e fungos, transformam o material orgânico em um poderoso adubo, conhecido como composto.

Esse composto, somado à terra, torna-se uma fonte de nutrientes muito rica para as plantas.

Ao fazer uso desse composto como adubo, você terá suas plantas bem nutridas, dificultando o ataque de pragas e doenças. Além de reciclar seu lixo doméstico.

Além do composto, as composteiras domésticas geram um líquido bastante escuro e sem cheiro que pode ser diluído em água para ser usado como fertilizante, ou borrifado nas plantas para combater pragas.

Além de transformar o lixo orgânico em adubo, as composteiras são uma excelente ferramenta de redução do nosso impacto ambiental, pois reduzem significamente a quantidade de resíduos orgânicos que seriam enviados aos aterros sanitários.

É importante lembrar que mais da metade do lixo produzido no Brasil é formado por resíduos orgânicos que geram grandes quantidades de gases de efeito estufa quando enviados aos lixões e aterros.

Ainda uma triste realidade do nosso país. 😔

Então a partir de hoje você já sabe, junte suas cascas de frutas, de ovos, pó de café, etc, e monte sua própria COMPOSTEIRA DOMÉSTICA.

Suas plantas e hortas irão te agradecer!

 

Importante:

Pedaços de carnes, arroz, feijão, macarrão, etc, não podem ser colocados na composteira pois trazem mal cheiro e atraem moscas, insetos e roedores. 👍

Assista ao vídeo. É muito interessante e didático:

👇👇👇👇

 

Fonte:

https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/fazer-composteira-caseira-video/

https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/faca-voce-mesmo/composteira-domestica-problemas-e-solucoes/

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.