As especialidades da Odontologia: Prótese Dentária

De volta com a série “Especialidades”, falaremos neste mês sobre a Prótese Dentária.
Toda prótese é, por definição, uma peça artificial que substitui uma parte do corpo perdida por traumas, doenças ou más-formações. Na Odontologia, as próteses são as peças que substituem um dente, vários dentes, ou até uma parte de um dente, além de poderem substituir gengiva quando necessário.

Existem basicamente quatro tipos de próteses odontológicas:

1) Próteses parciais fixas: quando um ou mais dentes são substituídos por coroas fixas, normalmente cimentadas sobre raízes que permanecem saudáveis. Nesta categoria também entram as restaurações parciais, ou “blocos”;

2) Próteses parciais removíveis: as populares pontes móveis, onde um ou mais dentes ausentes são substituídos por uma prótese que pode ser removida para higienização;

3) Próteses totais removíveis: Nesta categoria estão as dentaduras, que repõem todos os dentes de uma arcada;

4) Próteses sobre implantes: sejam de um dente (unitárias), de alguns dentes (parciais) ou de todos os dentes de uma arcada (totais), são as peças que repõem dentes apoiadas em implantes instalados cirurgicamente. Podem ser fixas ou removíveis.

A Prótese, a Dentística e a Implantodontia são especialidades que constantemente se fundem dentro da Odontologia Reabilitadora.
Procure um (uma) Protesista para ter de volta o que foi perdido no seu sorriso.
Até a próxima!