Grupo Ipiranga Agroindustrial arrenda parte da usina Itaiquara

Foto: Divulgação

Por: Ézio Santos/ Especial —- Fonte: FOLHA DA MANHÃ

 

PASSOS – O Grupo Itaiquara Alimentos, proprietário da Usina Açucareira Passos, arrendou para o grupo Ipiranga Agroindustrial as indústrias de açúcar e etanol e gleba de terras. Já a partir da próxima semana, o grupo Ipiranga começa as atividades como maior empresa canavieira da região. O município pode se tornar o maior polo de produtos da cana-de-açúcar no Sul de Minas.

A negociação entre as partes teve início há alguns meses. Pelo contrato, o arrendamento será pelos próximos 18 anos na produção de açúcar e álcool, com possibilidade de prorrogação, exceto em relação à fábrica de fermento. Parte dos funcionários de todos os setores da usina será demitida e deve receber os direitos trabalhistas, mediante negociação com os sindicatos das categorias.

Porém, com a chegada de uma nova usina na cidade, a prioridade das contratações será de mão de obra local, com provável absorção dos demitidos, além de novas admissões em razão das atividades a serem exercidas, tal como lavoura e produção de cana-de-açúcar.

Assim como várias empresas do segmento sucroalcooleiro, desde 2008, a Itaiquara vem enfrentando grave crise financeira, o que resultou na Ação de Recuperação Judicial proposta em outubro de 2019, na tentativa de manter a atividade empresarial e empregos.

Os ajustes são considerados imprescindíveis para que as empresas possam se manter em atividade. Acredita-se que a negociação concretizada deve possibilitar a reorganização financeira da Itaiquara, permitindo que sejam cumpridos compromissos mediante a recuperação judicial, além de voltar a investir na fábrica de fermento em Passos.

Ipiranga

Ipiranga Agroindustrial foi fundada em 1945 no município de Serrana (SP) por um filho de imigrantes italianos. Em 1988 adquiriu o controle acionário de uma usina em Mococa (SP), próximo da divisa com a cidade mineira de Arceburgo. Cinco anos depois, comprou outra empresa canavieira em Descalvado (SP), e em 2005, agregou ao grupo a Usina de Iacanga, também no interior de São Paulo.