E-LIXO. Você sabe o que é?

E-LIXO. Você sabe o que é?

Com os avanços tecnológicos, a quantidade de lixo eletrônico despejado no meio ambiente só vem aumentando, onde somente 15% do lixo produzido é reciclado.

Também conhecido como e-lixo, os materiais encontrados em aparelhos eletroeletrônicos são compostos por resíduos e substâncias nocivas, como:

Chumbo, mercúrio arsênico, cádmio, bário, cromo, níquel, zinco, etc.

Se descartados de forma incorreta podem poluir o meio ambiente, causar danos à nossa saúde e por esse motivo a reciclagem desses materiais torna-se uma prática importante.

Nós já aprendemos em postagens anteriores nesta minha coluna aqui no jornalZINHO, sobre a “Economia Circular” ou “Logística Reversa”.

Vale a pena relembrar:

Aprendemos que todos nós somos responsáveis pelos resíduos que geramos: fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e nós consumidores. (Lei 12.305/2010 – PNRS).

Com essa visão de Economia Circular, olhando para a cadeia de eletroeletrônicos, foi construída em Sorocaba-SP o SINCTRONICS – Centro de Inovação em sustentabilidade.

Você já ouviu falar?

Esse Centro de Inovação, entre outras coisas, é capaz de realizar a coleta de materiais para reciclagem em qualquer cidade do país, seja qual for a quantidade.

Não é bacana?

Conheça melhor o Sinctronics. São só 4 minutos. 👇👇👇

Outro exemplo muito bacana de empresa de reciclagem de eletroeletrônicos, preocupada com a Economia Circular e o nosso meio ambiente é a LED Reciclagem Tecnológica, da vizinha cidade de Mococa-SP.

Empresa totalmente voltada à proteção ambiental, recicla resíduos industriais, além de eletroeletrônicos, chapas de RX, pilhas, baterias, linha branca (geladeiras, freezers, ar condicionado, lava roupas microondas, etc), minimizando impactos ambientais.

Emite inclusive o Certificado de Destinação Final, comprovando que esse descarte não será destinado a lixões ou aterros.

Visite a sua página no Facebook e veja que trabalho incrível eles desenvolvem lá: 👇👇👇

https://www.facebook.com/LED-Reciclagem-tecnol%C3%B3gica-113437040513037/

A LED já é bastante conhecida na nossa região, devido a parcerias feita com o Rotary e outras entidades, em campanhas de arrecadação de eletroeletrônicos queimados e/ou quebrados, e que não podem ser consertados.

Conheça o trabalho da LED. 👇👇

https://www.facebook.com/113437040513037/posts/210492737474133/

Viu como é importante o descarte correto do nosso lixo eletroeletrônico?

Muito em breve, o Rotary aqui de São José do Rio Pardo – SP, desenvolverá parceria com a LED, proporcionando importante possibilidade de nós rio-pardenses, fazermos o descarte correto do nosso E-LIXO, protegendo nosso rio Pardo e meio ambiente.👍