Deus me faça funky

0
375
Deus me faça funky

A Black Music norte-americana sempre aponta caminhos de qualidade e bom gosto. Lógico que viria dos americanos, sempre são deles a nossa mais direta influência em comportamento e cultura.

Se Tim Maia é a grande referência funk verde e amarelo para nós, vinda diretamente de James Brown, ele não está sozinho nesta não.

Os holofotes da mídia da época nos dispersa do talento e qualidade da Banda Black Rio! E de Wilson Simonal com seu ‘’Meu limão meu limoeiro’’? Na tonga da milonga do cabuletê, olhem quem também passa por aqui, Gerson King Combo!

É cada sonzaço, que para ser bem aproveitado, nada melhor que ouvir no talo! A consequência fatal deste ato é estourar os falantes, as falanges e janelas dos recintos.

Tudo bem que Jorge Ben tocava funk com a ginga carioca do samba, mesmo assim, deu a seu funk uma caricaturesca assinatura! Impossível não se contagiar numa festa que toca ‘’Fio Maravilha’’!

No fim dos anos 80, Skowa passou com sua Máfia, atropelando todos com sua mistura de referências em Earth, Wind & Fire, Kool & Gang, Marvin Gaye e as grandes vozes negras dos anos 70!

O R&B foi uma época de grandes produções musicais, com seu pontapé dado por Quincy Jones, e muito se deve em também a mudar a sonoridade de bailes com ponches e moças de saias pliçadas que a Motown forjou em suas características sonoras.

A Black Music foi uma época de grandes bandas e conjuntos. Jackson Five era musicalmente completa: Quinteto de metais contando com sax, trompete e trombone; guitarra, baixo e bateria, além dos teclados e percussão, fora os batutinhas principais, o quinteto formado por Jackie, Tito, Jermaine e Micheal Jackson.

Outra de muito prestigio na época foi a Parliament, banda com quase dez membros. Earth, Wind & Fire.

Grandes conjuntos, bem produzidos e com ótimas vendas de discos. Que época boa!

O soul vestiu os chinelos nos pés dos brancos, e com muita ginga e sentimento humano, animou todos com o clima das quebradas: O   característico clima da música soul!
Passou a ser  tendência os discos de Al Green e The Temptations. Seu suingue contagia os corpos para se mexer, requebrar, dançar.

O impacto do funk, da soul music e do R&B para o cenário musical foi diferente do jazz e do blues, porque foi mais ampla a visibilidade que conseguiram. O mercado do entretenimento entendeu esta mensagem, e começou a abrir espaço para a cultura negra, até então só prestigiada pela classe étnica. Quem muito colaborou para o funk surgir com impacto no mercado, foi sem sombra de dúvidas, o jazz, através de alguns dos grandes nomes Ella Fitzgerald, Louis Armstrong e Miles Davies, na linha de frente.

Na época a televisão começava a apontar como grande mídia, veio assim como uma grande possibilidade de divulgação. Jackson Five, Diana Ross, Stevie Wonder se apresentaram neste cenário para o mundo.

Quem trouxe estes estilos para o Brasil foi Tim Maia, em uma viagem para os EUA. Tendo se encantado por James Brown, veio com várias tendências novas interessantes, criando o nosso Soul.

Até hoje reverenciadas e referenciadas, a Black Music continua a reverberar nas caixas.

Creio eu que a maior referência atual daquela época a ressoar hoje, está nos álbuns de Pharell Williams e Bruno Mars. ‘’Girl’’, álbum de 2014 do Pharell conta com as faixas ‘’Hunter’’, ‘’Gush’’, o hit ‘’Happy’’ e ’’Come get it Bae’’, mostram fortes raízes aos figurões acima discos têm fortes referências as raízes soul; O tratamento musical de suas produções, saúdam os mestres e tentam reproduzir aquele clima setentista.

‘’Uptown Funk’’ e ‘’Happy’’, músicas atuais, mas já consideradas clássicos, resgatam a energia para cima característica das canções de pista de dança, daquele estilo que foi inspirado pelos hinos gospel. Fui muito longe agora, ou continua me acompanhando nestas longínquas referências, leitor?

Depois desta grande volta na história do soul/funk/ R&B, não há coisa melhor, do que ouvir em alto e bom volume, todas estas boas discografias recomendadas. Bora lá!?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here