Dor pélvica posterior na gestação

0
193
Dor pélvica posterior na gestação

No período gestacional as mulheres frequentemente apresentam dores nas costas. A dor pélvica posterior é definida como uma dor na região posterior que se inicia durante a gestação (geralmente a partir de 12 semanas gestacionais) sem nenhuma indicação de doença específica para explicar essa desordem.

 

Em geral a gestante com dor pélvica posterior relata dor profunda em toda a região sacral e glútea (parte de trás da pelve), que pode ser associada ou não com dor na sínfise púbica (parte da frente da pelve) e com irradiação para as pernas. Além desses sintomas também há outras características que levam ao diagnóstico, são elas:

1-) dor e/ou dificuldade ao movimento (para se virar na cama, sentar, andar e subir escadas);
2-) a gestante relaciona a dor a gestações anteriores ou a cólica menstrual;
3-) dor intermitente;
4-) a dor regride após o parto.

A dor pélvica posterior é causada por modificações biomecânicas (alterações posturais, aumento do peso corporal da mãe e do bebê, pressão direta do bebê sobre elementos neurais da coluna) e hormonais (aumento do hormônio relaxina que leva a frouxidão ligamentar). Além disso, também devemos levar em conta os hábitos de vida da gestante e se há histórico de lombalgia prévia.

O tratamento mais indicado para essas gestantes é a fisioterapia. Através da avaliação, o fisioterapeuta fará um diagnóstico dos hábitos de vida dessa mulher, dos desequilíbrios musculares e articulares e traçará condutas a fim de minimizar ou aliviar as dores. Vale lembrar que não existe uma “receita” para o tratamento da dor pélvica posterior na gestação, por isso a importância de procurar um profissional adequado, que identifique o seu problema e trace uma conduta específica para você.

Procure um fisioterapeuta!

Caroline Caetano Pena

Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 234036-F

Atendimento: Siqueiramed (Rua Siqueira Campos, n 318, Vila Pereira – São José do Rio Pardo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here