A última grande lenda do jazz

0
218

Na última semana se foi o importante pianistas de jazz Chick Corea, figura símbolo do estilo, com um eclético repertório de grandes contribuições ao estilo. Não é para menos dizer que depois de Miles Davies dar o ar da graça com ‘’Kind of Blue’’ foi Chick Corea quem manteve a chama do jazz acesa frescor e modernidade ao jazz, com uma pegada mais fusion, nos anos 80 movidos a roqueiras guitarras elétricas.

 

Seja com sua banda Return to Forever ou somente com seu piano, Chick Corea sempre mesclou suas influências musicais em seus trabalhos. Foi um cara que ouvia de Bethooven a salsa, incorporou ao jazz, o bolero, a bossa-nova, e mais todos os estilos que não citei.

Seria tudo isso fruto de sua descendência? Sim! Com toa certeza!

Originou com competência e carisma musical, o fusion-jazz. Basta ouvir ‘’Spain’’, que poderá sentir um pouco de como ele mescla suas raízes latinas dentro do jazz, criando seu próprio universo musical.

Aliás, primeiro trabalho de Chick como músico, foi como pianista de Blue Mitchell. Imagine só, um cara como Chick Corea, educado musicalmente no mundo erudito de Chopin, Scarlatti e Bartók, ter sua entrada no cenário com a banda de Blue Mitchell?

Blue Mitchell, trompetista de mão cheia, que já dividiu palco com Horace Silver no final dos anos 50.

Estes momentos foram para Chick Corea uma das grandes realizações, pois   quando criança aprendeu com as gravações de Horace Silver, a tocar piano ouvindo e imitando nota a nota.

Foi durante sua estadia na banda de Horace Silver, o que fez com que outro grande jazzista ficasse impressionado com o talento do jovem Chick. Seu nome? Miles Davies.

Foi uma das coisas mais importantes da carreia de Chick Corea o contato com o bom e velho Miles Davies, possibilitando o seu contato com o jazz-fusion e as inúmeras possibilidades de experimentações musicais, saindo fora do clássico bebop jazzístico.

No final dos anos 70, tendo saído da parceria com Miles, junto com um jovem Stanley Clarke (baixo), Joe Farrel (sax) e os brazucas Airton Moreira (percussão) e Flora Purin (vocal), formou a mais prestigiada banda de jazz-fusion dos anos 70: Return to Forever!

Com a banda Chick Corea se tornou um dos grandes nomes de sua geração, e das posteriores, levando a bandeira do estilo a diante.

Fiquem agora com ‘’Vulcan Worlds’’, primeira faixa do álbum ‘’Where have I known you before’’ de 1974, da fantástica banda de Chick, a Return to Forever, no streaming musical de sua preferência, e vamos lembrar com alegria de suas maiores contribuições: a exploração extrapolada dos limites!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here