Tipos de Iluminação de Jardim

0
589
Tipos de Iluminação de Jardim

Penna Arquitetura e Interiores

POSTE

Trata-se de uma coluna média ou alta que pode ser encontrada em vários modelos e estilos. O ideal é que ele tenha mais de 1.80m para não ofuscar a vista das pessoas. O poste de iluminação para jardim é utilizado para iluminar de forma geral, facilitando o uso da área livre e servindo como objeto de decoração. Alguns modelos utilizam energia solar, uma opção ideal para uma casa sustentável. Um poste de iluminação de jardim pode ser feito de ferro, alumínio ou metal.

CORDÕES DE LUZ

Os cordões de luz são uma opção delicada e super charmosa para a iluminação de jardim. Seu uso é interessante em jardins com árvores, pergolados ou colunas. A flexibilidade do objeto possibilita criar várias disposições na iluminação de jardim, criando um ambiente totalmente personalizado.

BALIZADORES

Os balizadores são indicados para iluminar caminhos, degraus, escadas ou elementos que estão próximos ao chão. Eles criam um efeito uma iluminação de jardim bem confortável e funcional, já que a luz é direcionada e não ofusca os olhos. Geralmente, o raio de iluminação dos balizadores é igual a duas vezes e meia sua altura.

LUMINÁRIAS ESPETO

As luminárias espeto criam uma iluminação de jardim mais direcionada. Seu uso é interessante para destacar plantas em áreas de jardim com forrações, pedriscos ou solo aparente. Entre suas vantagens, está a flexibilidade e facilidade na instalação.

REFLETOR

Os refletores são ideais para iluminar plantas que merecem um destaque na iluminação de jardim, seja pela sua textura, contorno ou outras características interessantes. Costumam ser instalados no chão, com a luz partindo de baixo para cima em direção ao objeto que será focado.

EMBUTIDOS DE SOLO

As lâmpadas embutidas ajudam a iluminar caminhos, trazendo segurança na locomoção pelo jardim. Elas podem ser incluídas na lateral de caminhos ou diretamente no chão, como no caso dos plafons embutidos. Por esse motivo, esse tipo de iluminação de jardim requer um maior planejamento para a instalação.

ARANDELA

As arandelas são luminárias de parede que oferecem uma iluminação de jardim indireta. Elas ajudam a iluminar os contornos de plantas e objetos, auxiliando na percepção da área externa da casa. São indicadas para iluminar passagens, varandas, muros e paredes ao redor do imóvel.

LUMINÁRIAS SUBAQUÁTICAS

Quando falamos sobre iluminação de jardim, é claro que não podemos esquecer da área da piscina. As luminárias subaquáticas podem ser instaladas em piscinas, fontes e espelhos d’água no jardim. Além de proporcionarem um mergulho seguro durante à noite, elas criam um visual incrível na iluminação de jardim.

LANTERNA

Precisa de uma iluminação de jardim rápida e bonita para uma festa? As lanternas são a solução ideal. Elas trazem muito charme e estilo à iluminação de jardim, já que são encontradas em diversas cores e estilos. Uma das suas principais vantagens das lanternas é que elas dispensam fiações elétricas. Dessa forma, podem ser dispostas tanto no chão como penduradas em árvores e pergolados.

Fonte: Viva Decora.

Saiba mais sobre o meu trabalho acessando minhas redes sociais:

https://www.instagram.com/pennaarq/
http://facebook.com/pennaarq
https://www.youtube.com/PennaArquiteturaeUrbanismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here