Quando os pais se divorciam

0
132
https://paisefilhos.uol.com.br/familia/entenda-porque-alguns-pais-se-divorciam-apenas-quando-os-filhos-ficam-mais-velhos/

Nenhum casal se casa pensando em se divorciar, mas às vezes por vários motivos isto ocorre. Este assunto é bastante delicado, e quando há filhos envolvidos tudo pode tomar outra dimensão. Quando a relação já está insustentável, muitas vezes manter um casamento de fachada só  irá prejudicar ainda mais os filhos. Mas  lidar com a realidade de um casamento que não deu certo pode trazer prejuízos para os filhos. Que podem se espelhar em um modelo de casamento frustrado e cheio de ressentimento.

 

Mesmo crianças pequenas percebem a falta de carinho e amor, as discussões e mágoas que ocorrem entre o casal. Independente do motivo, um divórcio sempre trará um desgaste emocional de todos envolvidos. E para os filhos será difícil passar por essa fase. Por isso é preciso prepará-los para este momento.

Primeiro deve-se informar sobre o que está ocorrendo aos filhos, de uma forma que eles compreendam de acordo com a sua idade. Explique que agora não desejam mais viver juntos, e que viverão em casas separadas. Lembrando que falar sobre a divórcio é diferente de falar de forma negativa da mãe ou do pai, não se deve procurar um culpado para a situação. Nem é necessário entrar em detalhes que possam deixar a criança mais insegura neste momento difícil. Os pais devem sempre demonstrar que o amor de pai e mãe pelos filhos continuará o mesmo. O divórcio deve ocorrer de forma a evitar agressividade e desrespeito entre os pais, e se for conduzido de maneira saudável pelo casal, isto demonstrará uma noção positiva de amor e respeito.

https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/5-principais-erros-que-pais-divorciados-cometem-e-podem-traumatizar-os-filhos

Além disso, para que a criança se sinta mais segura neste momento de transição, é necessário evitar que haja muitas mudanças na sua rotina. Mantenha os mesmos hábitos, como passeios, ir ver os colegas, visitar os avós, evitar mudar de escola, etc. Facilite a relação do seu filho com o progenitor, sendo flexível nos horários,  tente estabelecer uma boa relação, para que os filhos sofram menos sem a presença diária de quem não saiu de casa.

Filhos necessitam dos pais, mesmo separados. Casais podem se divorciar e recomeçar uma nova vida, o amor entre um homem e uma mulher pode acabar. Mas o amor entre pais e filhos é para sempre. E ninguém irá substituir este amor, pois pai e mãe são insubstituíveis.

Geana Krause

Esp. em Educação Infantil e Anos Iniciais
Esp. em Educação Especial e Inclusiva
Esp. em Psicopedagogia Institucional e Clínica e TGD
Esp. em Gestão e Tutoria EAD
Estudante de Jornalismo
Idealizadora do Projeto “Reflexões e Práticas”
Pedagoga , Pesquisadora e Colunista, Autora de diversos artigos na área da educação e livros de literatura infantojuvenil.

Atividades desenvolvidas: hora do conto , oficinas literárias, curso para professores (temas: Ed. infantil, ludicidade, atividades criativas, matemática para crianças pequenas como criar jogos a partir de livros, educação especial e inclusiva, dificuldades de aprendizagem). E orientação para publicação de livros .

Quer publicar um livro? Entre em contato (51) 9 8590 7730

Saiba mais sobre a autora:

lattes.cnpq.br/3252570124510058
jornalempoderado.com.br/author/geana-krause/
www.ojornalzinho.com.br/tag/geana/
pensarbemviverbem.com.br/author/geana/
krausegeana.wixsite.com/autorageana
www.linkedin.com/in/geana-krause-394379118/
www.facebook.com/escritorageanakrause/
instagram.com/geanakrause

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here