Vaginismo

0
1037

O vaginismo é uma disfunção sexual que se caracteriza pela contração involuntária (espasmos) dos músculos do assoalho pélvico. Esta contração acontece devido à dor associada à penetração vaginal pelo pênis, dedos, brinquedos sexuais ou até mesmo durante o exame ginecológico.

 

As tentativas de penetração vaginal costumam ser muito dolorosas e às vezes são impossíveis para essas mulheres, causando sofrimento significativo e perda da qualidade de vida, podendo levar a problemas emocionais e de relacionamento.

Apesar de não serem bem determinadas, as causas do vaginismo incluem questões orgânicas e psicológicas. Experiências dolorosas anteriores, percepção negativa sobre a sexualidade, problemas sexuais com a parceria, abuso sexual e físico, mitos sexuais, educação rígida, mudanças hormonais (principalmente da menopausa e do pós-parto), conservadorismo religioso, traumas iatrogênicos (exame genital), conflitos de relacionamento e doenças psiquiátricas parecem estar ligadas diretamente ao vaginismo.

Os sintomas mais comuns são:

  • Penetração vaginal difícil ou impossível;
  • Dor frequente durante o ato sexual, sem causa aparente;
  • Ardência ou latejamento na vagina durante o sexo;
  • Dificuldade em realizar exame físico/ginecológico ou na inserção de absorvente interno;
  • Espasmos em outros grupos musculares do corpo (pernas, glúteo) e/ou segurar a respiração durante o intercurso sexual;
  • Aversão ao sexo devido à dor e/ou fracasso.
  • O diagnóstico depende da investigação clínica a respeito da história e dos sintomas da paciente e também pelo exame físico dos músculos do assoalho pélvico.  Vale ressaltar a importância de uma equipe multiprofissional composta pelo ginecologista, fisioterapeuta e psicólogo que são necessários na determinação do diagnóstico e do tratamento. Com o tratamento e acompanhamento apropriado as chances de melhoras são altas!Dor na relação sexual não é normal!

 

Caroline Caetano Pena

Fisioterapeuta
CREFITO-3/ 234036-F
Atendimento
: Siqueiramed (Rua Siqueira Campos, n 318, Vila Formosa – São José do Rio Pardo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here