Nutrição e acne: como a alimentação pode ajudar

Muitas pessoas acreditam que a acne é apenas originada de uma alteração hormonal, mas através da alimentação é possível amenizar o aparecimento delas.

Uma das causas da acne pode ser uma dieta com alto índice glicêmico (pode-se entender como a velocidade que o carboidrato aumenta no sangue após a sua ingestão). Este tipo de alimentação é a base de farinhas refinadas e açúcares, os quais aumentam a inflamação no corpo de modo geral, o que pode levar a um aumento do aparecimento de acnes.

Outra causa pode ser a alta ingestão de alimentos fontes de gorduras saturadas e trans, como carnes gordurosas e alguns produtos industrializados. Importante ressaltar que em bolachas recheadas e nas maiorias das torradas industrializadas, a farinha, a gordura e o açúcar são predominantes.

O leite também deve ser evitado. Alguns estudos demonstram que o leite desnatado é a pior opção para quem quer ser livras das acnes. Segundo pesquisadores o problema pode ser alguns hormônios encontrados no leite, de maneira geral, e nos produtos adicionados no desnatado para que ele tenha consistência parecida com o leite integral.

Existem alguns grupos de alimentos que podem impedir o surgimento de acne. Dentre eles se destacam os alimentos fontes de ômega 3 (atum, sardinha, salmão, cavalinha, chia, linhaça, dentre outros), frutas e legumes de cores alaranjados e amarelados (principalmente por possuírem betacaroteno na composição) e a ingestão correta de água, a qual ajuda a eliminar as toxinas e impurezas do corpo.

Resumindo é necessário evitar leite e derivados, açucares e gorduras ruins e aumentar o consumo de alimentos naturais, principalmente os mais anti-inflamatórios. Existem métodos na nutrição para controlar a velocidade de digestão e absorção dos alimentos inflamatórios e para isso é importante procurar um profissional capacitado.
Um grande abraço a todos e até o próximo mês!