Edimir Feriam deixa uma história

0
323
O locutor Edimir Feriam dentro do estúdio da Mixagem, em dezembro de 2018.

“… a vida é trem bala, parceiro.”
Ana Vilela

Texto: Miguel Paião

O radialista e micro empresário Edimir Aparecido Feriam faleceu no final da noite da sexta-feira, dia 8 janeiro. Edimir morava com a sua companheira, Márcia Biegas, e tinha um filho do seu primeiro casamento, Bruno Feriam, de 18 anos. Era filho do Senhor Nelson e da Dona Luzia e tinha dois irmãos, Valmir e Elias.

Há pouco mais de um ano, ele foi submetido a uma cirurgia para retirar um tumor no intestino e vinha passando por sessões de quimioterapia em São João da Boa Vista para conter um outro tumor localizado no fígado. Foi quase um ano de tratamento. Passou mal na passagem de ano e acabou sendo internado logo pela manhã do dia 1º, mas infelizmente não resistiu e acabou vindo à óbito uma semana depois. É, ao ouvirmos Ana Vilela, temos que concordar “Que a vida é trem-bala, parceiro. E a gente é só passageiro prestes a partir.”

Além de amante do futebol, palmeirense de primeira hora, Edimir foi radialista, produtor, empresário e um grande conhecedor musical. Foi um profissional completo em seu meio – como poucos nos dias de hoje. Gostava e acreditava no que fazia.

Dizia que para a formação de um bom profissional era fundamenta conhecer outras áreas e funções. No seu caso, além de produtor, foi programador, fez trabalhos externos de locução e também na área de vendas. Todas as funções que ocupou serviu de acúmulo para que pudesse ter o seu próprio negócio – a Mixagem Web Rádio & Produtora de Áudio.

No futebol, jogou como goleiro por muito tempo em alguns times do município e nos últimos anos vinha brincando nos treinos da AAR, às quartas-feiras e aos sábados. Acompanhava quase todos os campeonatos do país – até os da segunda divisão. Não se conformava com o destaque que os meios de comunicação davam e dão aos campeonatos europeus, em detrimento dos que acontecem no Brasil, um país tão rico em clubes e jogadores.

Dedicou sua vida ao rádio. Com 15 anos começou a trabalhar na Difusora AM (06/04/88) no programa de esportes que era apresentado por Sérgio Ribeiro, também já falecido. Além da Difusora, trabalhou na Cidade Livre FM, na Difusora de Casa Branca, Rádio Notícia, Rádio Maria e por fim, na Mixagem – seu grande empreendimento.

Foi guarda mirim, isso com 12 anos de idade e, em alguns períodos de sua vida, conciliou suas atividades como radialista com o trabalho em outras empresas, como Magazine Luiza e Lojas Cem.

Tinha como referência de trabalho, o locutor Dirceu Chiconello, pai do seu amigo o professor Alexandre Chiconello.

Outro capítulo marcante na vida do Edimir foi o período em que esteve à frente da Maria FM. Apesar das suas limitações e dos inúmeros problemas na sua documentação de fundação, para ele, a rádio comunitária foi o melhor trabalho que conseguiu desenvolver. Mas, a transferência da emissora do São Roque para o bairro Santa Luzia e, posteriormente, o seu fechamento foi algo que mexeu muito com ele.

Com o fim da Maria, Edimir foi obrigado a buscar outras alternativas, coisa que não tinha preguiça de fazer. Foi dessa nova realidade que nasceu a Mixagem no dia 10 de fevereiro de 2007. O novo empreendimento foi instalado na avenida Independência, 306 B, meses depois, em agosto de 2008 – bem ao lado da redação de O Jornalzinho.

A Mixagem foi mais uma das superações que teve que passar ao longo da sua breve vida, a rádio surgiu da necessidade de buscar algo novo, um canal, uma nova proposta. Edimir sempre quis ter seu próprio negócio “e fui em busca desse objetivo, desse sonho”. Um sonho que teve como parceiros o Maxwell Quessada, que viabilizou o projeto inicial, e o Kuka e o Wilson, da agência WKTecnomedia. E desse sonhou surgiu a primeira web rádio da região. Ele acreditou em um segmento que ninguém na época acreditava. Esse foi o Edimir, um cara que lutou e inspirou muitas pessoas a sonharem e a buscarem alternativas.

Edimir amante do futebol e torcedor do Palmeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here