Por que fazer massagem perineal na gestação?

0
173
Por que fazer massagem perineal na gestação?

A massagem perineal é uma das técnicas que pode ser utilizada na preparação perineal para o parto. Ela promove o alongamento dos músculos do assoalho pélvico e de tecidos perivaginais, contribuindo no aumento da elasticidade da abertura vaginal e diminuindo a chance de ocorrer lesões na hora do parto normal.

 

Ao contrário dos outros tipos de massagem, ela pode não ser muito agradável enquanto está sendo realizada, pois a sensação de alongamento dos músculos do períneo parece ser bastante estranha para algumas mulheres.

Os benefícios da massagem perineal são:

1-) Reduz probabilidade de trauma perineal;
2-) Aumenta as chances de períneo integro;
3-) Diminui a chance de dor perineal continua após o parto.

O período ideal para começar a massagem perineal é a partir de 34 semanas gestacionais, podendo ser realizada em casa (pela própria gestante, sua parceria ou acompanhante) ou no consultório com um fisioterapeuta.

Antes de inserir essa técnica na rotina é importante que a gestante passe por uma avaliação fisioterapêutica, a fim de identificar se há pontos de tensão na musculatura íntima (pontos gatilhos), se há hipertonia (aumento da tensão muscular) entre os lados do assoalho pélvico e também para verificar se há alguma contraindicação. Além disso, no atendimento será determinada a frequência, tempo e intensidade de realização da massagem.

 

Caroline Caetano Pena

Fisioterapeuta
Crefito-3/ 234036-F

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here