Perder urina durante a atividade física é normal?

É fato que praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, além de promover a prevenção e controle de diversas doenças como a hipertensão, diabetes e obesidade. Porém é muito comum ouvir relatos de perda urinária em mulheres que praticam atividade física extenuante, podendo levar a diminuição no desempenho, mudança no esporte ou até mesmo a evitação de atividades físicas.

A incontinência urinária atlética caracteriza-se pela perda urinária durante a prática de atividade física (principalmente atividades de alto impacto). Ou seja, durante as atividades do dia a dia (abaixar-se, durante tosse ou espirro) a perda de urina não ocorre. Essa perda urinária durante a atividade física está sujeita a variações, uma vez que parece depender da intensidade das atividades, movimentos e impactos no solo. A prevalência de incontinência urinária em mulheres que praticam atividade de alto impacto é menor do que as atividades de baixo impacto. Alguns exemplos de atividades de alto impacto são:

– Levantamento de peso;
– Basquete;
– Vôlei;
– Tênis;
– Corrida;
– Jump;
– Agachamentos com carga excessiva

A principal causa parece ser o aumento excessivo da pressão abdominal durante a prática de atividade física, isso ocorre muitas vezes porque em exercícios extenuantes os músculos do assoalho pélvico não conseguem contrair corretamente (ou perdem a eficiência da contração) levando a uma perda de sua função (que seria manter o suporte dos órgãos pélvicos e manutenção da continência urinária e anal).
Durante a realização de exercícios extenuantes é fundamental que os músculos do assoalho pélvico sejam ativados, para isso é necessário saber contraí-los corretamente. Então se você pratica alguma atividade física de alto impacto e apresenta perda de urina, o ideal seria passar por uma avaliação dos músculos do assoalho pélvico a fim de identificar se há algum distúrbio na função muscular e também para orientações que podem ajudar a evitar a perda urinária durante a prática de determinado exercício.

Pelo fato de ser frequente em esportistas muitos não procuram ajuda por constrangimento ou por acreditarem que a perda urinária é comum, mas não se engane perder urina NUNCA é normal! Procure um fisioterapeuta!

Caroline Caetano Pena
Fisioterapeuta
Crefito-3/ 234036-F